A Câmara Municipal de São Vicente organiza durante este fim-de-semana, sexta-feira e sábado, (14 e 15), a primeira Feira Agro-pecuária e Ambiental. A ideia, conforme a edilidade é valorizar a produção local.
O evento, a acontecer na Praça Dom Luís, que vai ser realizada em concertação com a delegação da agricultura em São Vicente tem por objectivo, conforme o vereador da área do ambiente, José Carlos, mostrar o que de bom se produz na ilha, quer na agricultura, quer na pecuária. A feira, também, possui um aspecto ambiental e pedagógica.
“Convidamos as escolas para trazerem os alunos para participarem na feira, uma vez que ministram conteúdos nas salas de aula e muitas vezes, não conseguem fazer o mais importante, que é a vinculação da teoria a prática”, explicou o vereador que elencou varias actividades.
Durante os dois dias o espaço acolhe, além dos expositores, terá musica, desfile de Kolá Sanjom, restaurantes com comida típica da pecuária e agricultura. E ainda alguns animais no local, para que muitas pessoas possam ver o tipo de criação que existe na ilha.
A ideia também, serve para descentralizar a feira, tirar do espaço rural e trazer para a cidade. “Queremos mostrar uma dinâmica diferente”, defendeu José Carlos, que afirma que durante os dois dias terão cerca de 50 expositores. Embora a ideia era ter mais, devido ao espaço ser pequeno.
“Na próxima edição vamos pensar noutro espaço para acolher todos aqueles que querem participar”, explicou.
Neste sentido, na sexta-feira e sábado, vão se realizar, além da abertura oficial, actividades que incluem exposição de animais vivos e de produtos alimentares, educação ambiental, praça alimentar com pratos tradicionais e ainda música ao vivo.
A I Feira Agro-pecuária e Ambiental de São Vicente, realizada sob o lema “Juntos por uma agricultura moderna e saudável”, conta com a parceria da Delegação do Ministério de Agricultura e Ambiente.
EC