A cidade do Mindelo, São Vicente, acolhe a 12ª edição do evento gastronómico Kavala Fresk Feastival, que este ano pretende destacar sabores e paladares do continente africano. Conceição Delgado, da Mariventos, apresentou a programação da 12ª edição do evento gastronómico que decorre no próximo, 13 de julho.
Em conferência de imprensa realizada hoje em Mindelo, Conceição Delgado afirmou que o foco desta edição é a reaproximação do continente africano através da gastronomia. “Queremos trazer sabores, cores, texturas e paladares daquilo que é o nosso continente africano”, disse.
Esta responsável destacou que o objetivo primordial do festival é “reforçar os laços ancestrais e históricos através da culinária”, uma conexão profunda que a gastronomia pode proporcionar.
Além das delícias culinárias, o Kavala Fresk Feastival promoverá um encontro de cozinheiros africanos. “Nesta edição, teremos um encontro de cozinheiros através da nossa diplomacia gastronómica e do nosso Show Cooking. Alguns chefes de outros países africanos terão a oportunidade de trazer seus sabores únicos ao evento”, explicou Delgado.
Outra novidade deste ano são os “teasers KavalaFresk”, momentos gastronómicos ao longo do mês de junho em Mindelo. Esses eventos visam criar expectativa e engajamento da população, oferecendo degustações antecipadas do que será encontrado no festival. Além disso, a iniciativa “Memória Doce Ness Kavala 12” pretende “capturar e compartilhar memórias do festival” nas redes sociais, celebrando sua evolução e importância na comunidade.
O festival contará com diversas atividades, incluindo “Peixe na braza e peixe na prote”, e a “Montra d’kmida”. Na parte cultural, haverá música, exposições de quadros do artista plástico Amândio Oliveira, a Kavala Party, e um espaço dedicado ao carnaval de São Vicente, denominado “Karnavala”, em homenagem a Dona Lily e sua filha Cely, grandes dinamizadoras do carnaval da ilha.
O desporto também tem lugar garantido no evento, com competições de natação, corrida de bote, “Kayak e superpaddle” e “kavala na cest”. Para as crianças, haverá passeios de bote, teatro infantil, stand-up comedy no Centro Cultural do Mindelo e diversas atividades recreativas.
Além das atrações, o festival promoverá uma roda de conversa sobre sustentabilidade alimentar e workshops de culinária. Conceição Delgado destacou que a meta deste ano é atrair mais de 45 mil pessoas e contar com cerca de 40 espaços de restauração, superando os rendimentos das edições anteriores.
Ao longo do mês, a organização promete anunciar os artistas que animarão o dia 13 de julho, garantindo que o Kavala Fresk Feastival 2024 seja uma celebração memorável da cultura e gastronomia africana.
O evento se estenderá das 12h até as 2h da madrugada do dia 14, ao longo da Rua de Praia e Avenida Marginal.
AC – Estagiária