A ilha de São Vicente acolhe a 1ª edição do Encontro Internacional de Capoeira, denominado “África Mesté D ́Bó”, organizado pelos capoeiristas Djé Lima e Énio Martins, enquanto membros da Associação Capoeira Liberdade e Expressão em São Vicente. O evento que acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho, reunirá mestres de capoeira oriundos do Brasil, Espanha, São Tomé, Moçambique, França, Alemanha e das ilhas de Cabo Verde.
O projeto nasceu da vontade de fazer algo em prol da capoeira. E que após 20 anos, o professor e o graduado juntaram os seus esforços para a realização deste encontro internacional.
A escolha dos convidados, segundo o graduado Énio Martins, foi feita de uma forma criteriosa, com a presença de mestres consagrados na arte capoeira. “Os escolhidos, são mestres de valores, que são reconhecidos a nível mundial. E acreditamos, que para além de passar movimentos de capoeira, ideias de capoeira, vão agregar muito a nível social”, explicou o professor Djé Lima.
O tema do evento, “África Mesté D ́Bó” (África precisa de ti), reforçou Lima, representa um chamado para capoeiristas de todo o mundo retornarem às origens da capoeira e compartilharem suas experiências transculturais.
“Esta iniciativa não é apenas um encontro de mestres e capoeiristas, mas uma jornada em que a Capoeira se entrelaça com a história, a cultura e a busca por um futuro mais sustentável”, sustentou.
O Encontro internacional de Capoeira em São Vicente, África Mesté D´Bo”, surge também na sequência de outros eventos internacionais já acolhidos no país. Este surge com o diferencial de ter uma ambição maior, que é garantir uma visibilidade tanto nacional como internacional.
Os participantes do evento, capoeiristas e amantes da modalidade e arte, terão a oportunidade não apenas de aprimorar suas habilidades, mas também de fazer parte de uma narrativa maior, uma jornada em direção à paz, justiça e respeito pelas raízes culturais compartilhadas.
Elvis Carvalho