O Governo de Cabo Verde anunciou a validação da equipa técnica nacional junto ao Millennium Challenge Corporation (MCC), destacando a capacitação e profissionalismo dos membros selecionados para negociações que definirão o pacote de investimentos e o valor financeiro do compacto regional nos próximos 24 meses.
Segundo nota do executivo, esta equipa é comprovada e capacitada, além de possuir reconhecido profissionalismo. A equipa, aprovada pelo Conselho de Ministros, dá as garantias necessárias para que, ao longo dos próximos dois anos de negociação com o MCC, seja possível definir, com sucesso, o pacote de investimentos e o valor financeiro do compacto regional.
As nomeações atuais, conforme nota informativa do Executivo, estão alinhadas com os regulamentos do MCC, que garantiu o financiamento necessário para o funcionamento da equipa nacional, incluindo o pagamento dos salários.
Para a implementação do compacto regional, o MCA de Cabo Verde vai realizar concursos públicos para a contratação da sua equipa, de acordo com a mesma nota do Governo.
O Conselho, o Coordenador e o Comitê de Acompanhamento e Apoio vão garantir o envolvimento das partes interessadas, nomeadamente as organizações da sociedade civil e o setor privado, desde o desenvolvimento até à execução, monitoramento e avaliação do compacto regional.
Além disso, será criada, conforme indicado pelo Governo, uma unidade de desenvolvimento do programa, com uma equipa permanente de especialistas.