Os Serviços Nacional de Protecção Civil iniciaram esta terça-feira um exercício denominado “Santo Antão 12”. O exercício tem como objectivo testar a capacidade dos agentes locais caso venha a acontecer alguma catástrofe na ilha das montanhas.
O primeiro dia do “Santo Antão 12” foi assinalado por uma parte teórica. Nesta quarta-feira o exercício simula a ocorrência de um sismo na cidade da Ribeira Grande. Mas a área de maior intervenção por parte dos participantes será na Ribeira da Torre porque os danos consideráveis irão suceder-se nessa localidade.
O “Santo Antão 12” conta com a participação das Corporações de Bombeiros, Delegacias de Saúde, Câmaras Municipais, Polícia Nacional, agentes da Cruz Vermelha e técnicos de saúde do hospital João Morais. Os figurantes do exercício serão alunos do Liceu Suzete Delgado e cidadãos que vivem nas comunidades onde irá decorrer a simulação.
Para a direcção do exercício “Santo Antão 12”, o objectivo é avaliar a capacidade de reacção dos elementos da protecção civil, num curto espaço de tempo e melhorar sua coordenação. Por outro lado acrescenta que as populações de Ribeira Grande e Ribeira Torre foram envolvidas no simulacro com os bombeiros, porque será uma simulação para proporcionar treino aos agentes da protecção civil na ilha de Santo Antão.