Serviço de Neonatologia do HBS recebe doação de vários equipamentos

3/06/2024 12:19 - Modificado em 3/06/2024 12:39

O Serviço de Neonatologia do Hospital Baptista de Sousa, HBS, em São Vicente recebeu esta segunda-feira, 03 de junho, uma doação da Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias, enquadrado no projeto desenvolvido a nível nacional e que abrangerá todos os hospitais do país. Serão entregues ao todo são 15 Incubadoras, 7 bombas de infusão, 8 ventiladores, 4 monitores, 2 divisores de quartos, 4 camas, 4 cadeiras nos hospitais nacionais.

Em São Vicente foram entregues três incubadoras, uma bomba infusora e duas incubadoras portáteis. Uma doação que, segundo a PCA do HBS, enquadra-se dentro do plano de reestruturação do Serviço de Neonatologia, que passou de, entre outras atividades, elencou, as mudanças física do espaço, reforço da equipa médica, clínica e não só, e também por equipamentos, reforço de equipamentos.

Por isso, Helena Rebelo Rodrigues, destacou esta doação feita pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos Dias, que “afigura-se como uma parceira incontornável do serviço de neonatologia do Hospital Batista de Sousa”.

Um leque variado de equipamentos que vai reforçar o serviço de neonatologia do hospital. Por isso, realçou o “grande reconhecimento” à Igreja, que segundo a responsável, tem-se posicionado como um parceiro importante, não só a nível de neonatologia, como de outros serviços.

Em representação ao IJCSUD, Elton Sequeira,  presidente da Estaca do Mindelo, apontou que este é um projeto “estratégico” da área da saúde, juntamente com o Ministério da Saúde.

Dentre os materiais, o que destaca, conforme o porta voz, é a oportunidade que, agora, o hospital terá outras condições de serviço, nomeadamente, as incubadoras portáteis, o que vai permitir ao serviço de Neonatologia fazer melhor transporte de crianças, oferecendo melhor comodidade muitas vezes do que a falta ao serviço do Hospital, salientou.

Por seu lado, a diretora do serviço de Neonatologia, considerou que esta doação será uma mais-valia para o hospital. “O serviço Neonatologia é um serviço novo e recente, igual a especialidade, que é ainda uma especialidade nova no mundo. O nosso serviço, agora, em julho completará 5 anos”, elucidou a especilaista.

E que há quase um ano que o serviço melhorou em relação a recursos humanos e acredita que esta oferta, os proporcionará melhores resultados, que é o objetivo dos médicos, enfermeiros e todos os profissionais da área de saúde que trabalham na área da Neonatologia.

E assim poderá dar resposta a todos os pacientes que recebe, não só de São Vicente. “Nós damos uma cobertura importante às Ilhas do Norte, principalmente Santo Antão. Nos últimos meses, inclusive a nossa UTI Neonatal, a maioria dos pacientes que lá internam são provenientes da Ilha de Santo Antão e então os materiais, que agora recebemos nos possibilitará cada vez mais proporcionar uma melhor saúde à população de São Vicente e não só. 

Por isso em nome de todo o nosso serviço aproveitou para agradecer esta oferta que “para nós nos enche de uma satisfação indescritível”, isso porque, salientou o hospital valora “muito quem também está preocupado em cada vez melhorar o nosso serviço e a assistência que nós damos aos nossos pacientes”.

O presidente da Estaca do Mindelo diz que o objetivo desta parceria, entre outros, é ajudar a melhorar os serviços que o Hospital tem vindo a fazer ao longo dos anos, que é reduzir a mortalidade infantil em Cabo Verde.

Além destas doações, a igreja, afirmou Elton Sequeira, vai fornecer o apoio na manutenção de todos os materiais, para que possam manter por muito mais tempo de utilidade.

Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.