Praia Grande em São Vicente passa a estar sob a responsabilidade da ENAPOR

29/05/2024 14:55 - Modificado em 29/05/2024 18:34
Praia Grande – São Vicente foto de 28 junho 2024

A ENAPOR é a partir de agora, o responsável pela conservação e preservação da Praia Grande em São Vicente, no âmbito do projecto “Padrinhos do Mar”. Com isso a empresa que gere os portos assume o compromisso de contribuir financeiramente e não só, para os seus projectos de conservação da Praia Grande.

Com esta decisão de apadrinhar a praia, a empresa fica encarregada de assumir o compromisso de desenvolver atividades de limpeza e conservação da Praia Grande ao longo do ano, dentro da iniciativa Padrinhos do Mar.

Para o ministro do mar, mais que a placa que está na entrada da praia, e o assumir da responsabilidade de cuidar do local por parte de uma das “top tres” das empresas nacionais.

Abraão Vicente diz que é preciso pôr em prática muito daquilo que se está a falar durante o Ocean Week, nas conferências internacionais. “É preciso dar o sinal à população de que alguém toma conta. E a sinalização através da placa é apenas um lembrete a quem devem os cidadãos socorrer ou chamar quando percebam sinais de degradação, sinais de invasão, sinais de lixo, sinais de mau cuidado, ou seja”.

Embora a responsabilidade maior continue a ser do Ministério do Mar, a Enapor acaba por ser a “presença viva” e o responsável por cuidar, através do Ministério do Mar.

Por isso, defende o ministro, que mais do que estar sentados a falar sobre o mar e o oceano e a nossa orla costeira, é preciso ter ações concretas de uma maneira permanente.

“A iniciativa Padrinhos do Mar nasce-se dessa perspectiva, e é por isso que a Enapor assumindo esta praia também fica responsável por criar um plano de gestão juntamente com as entidades responsáveis, sendo parceira das atividades que aqui se realizam no âmbito da sua proteção e

O presidente do conselho de administração da ENAPOR,  afirma que a empresa já tem planeado várias ações concretas nesta praia.

Acções que passam, Segundo Ireneu Camacho, por fazer uma limpeza da praia, também ver as necessidades próprias do local, e assim analisar se há necessidade de criar mecanismos de transporte e estacionamento na praia. “Nós já estamos a desenvolver algumas ações para criar melhores condições à esta praia e também cumprir com o desafio que foi lançado pelo Ministério do Mar que é apadrinhar a Praia Grande”, reforçou Camacho.

Uma acção, que segundo o PCA da empresa que gere os portos, está dentro daquilo que é a responsabilidade social e ambiental da empresa para com o país, e neste caso, com a ilha de São Vicente, ao apadrinhar uma zona balnear  e, assim, contribuir financeiramente e não só, para os seus projectos de conservação.

O Ministério do Mar lançou o projeto “Padrinhos do Mar” com o propósito de unir forças para a preservação das praias e ecossistemas marinhos, permitindo ao país, mitigar a contaminação dos mares com o plástico e outros tipos de poluição.

Este “call to action” está destinado a empresas públicas e privadas, Ong’s, associações e demais organizações da sociedade civil que queiram apadrinhar uma zona balnear nacional e, assim, contribuir financeiramente e não só, para os seus projetos de conservação.

A escolha de uma praia para apadrinhar pode ser feita por afinidade ou proximidade. Os padrinhos assumem o compromisso de desenvolver atividades de limpeza e conservação das praias ao longo do ano. O trabalho de cada instituição será posteriormente avaliado por uma comissão de acompanhamento e supervisão constituída por elementos da instituição que tutela o mar e reconhecido durante a próxima Cabo Verde Ocean Week.

O projeto “Padrinhos do Mar” é uma iniciativa do Ministério do Mar, através da Direção Nacional de Política do Mar, em parceria com o Instituto Marítimo Portuário de Cabo Verde.

Elvis Carvalho 

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.