Governo prevê conclusão da privatização da Eletra em um ano –  Ministro

28/05/2024 16:54 - Modificado em 28/05/2024 16:54

O Governo estima que o processo de privatização da Electra, principal empresa de eletricidade e água de Cabo Verde, será finalizado em um ano. Alexandre Monteiro, ministro da Indústria, Comércio e Energia, anunciou esta previsão durante uma visita à Electra Sul, onde avaliou o andamento da reestruturação da empresa.

“Estamos também convictos que a Electra hoje tem quadros especializados, competentes, com experiências nas áreas nacionais em vários domínios e com o enquadramento, digamos, especializado e também com uma nova abordagem de gestão que seguramente vai tornar as novas empresas criadas,” afirmou o ministro, que acrescentou que a reestruturação prevê a criação de três novas empresas que começarão a operar no próximo mês.

Monteiro garantiu que não haverá problemas nas relações comerciais com os clientes nem na prestação de serviços e destacou que as condições estão preparadas para o início das operações das novas entidades.“A empresa irá ter ganhos de eficiência, esse ganho de eficiência irá seguramente traduzir também nos custos e na qualidade de serviço do futuro que a empresa irá prestar,” disse.

O ministro assegurou que o processo de reestruturação não resultará em mobilidade ou demissões de pessoal e enfatizou que não haverá custos adicionais com os novos órgãos sociais.

“Neste momento temos três empresas, estatutariamente têm os seus estatutos do Conselho de Administração, mas é o mesmo Conselho de Administração em termos de funcionais que assume e vai continuar durante esta fase de transição,” explicou.

Além disso, o ministro detalhou o cronograma para a privatização, mencionando que um concurso será lançado em breve, com uma previsão para os próximos três meses. “O prazo limite em termos de transição é do período de preparação que está a ser feita agora pela Eletra e toda a mobilização e concurso que vai ser lançado,” declarou, acrescentando que todo o processo de integração dos parceiros deve ser concluído em um ano.

O processo de reestruturação da Eletra já resultou na extinção das filiais Electra Norte e Sul e na criação de três novas empresas, neste caso a empresa de produção de eletricidade de Cabo Verde, a empresa de distribuição de eletricidade e o operador nacional do sistema elétrico de Cabo Verde.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.