A 77ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS) começa hoje em Genebra, reunindo ministros da saúde, incluindo a Ministra Filomena Gonçalves,e líderes de 194 países. Com o tema “Todos pela Saúde, Saúde para Todos”, o evento visa acelerar a saúde universal e preparar o mundo para desafios futuros.
Em um momento crítico para a saúde global, a Assembleia discutirá a prevenção, preparação e resposta a pandemias, financiamento da OMS e ameaças emergentes como resistência antimicrobiana e mudanças climáticas, conforme nota enviada à nossa redação.
Cabo Verde será novamente premiado com o Certificado de País Livre de Paludismo. A delegação cabo-verdiana, liderada pela Ministra Filomena Gonçalves, inclui a Diretora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz, o Coordenador do Programa Nacional de Luta Contra o Paludismo, António Moreira, e a Coordenadora do Programa Nacional de Segurança do Doente, enfermeira Edite Silva.
A participação de Filomena Gonçalves sublinha o compromisso de Cabo Verde com a saúde global, destacando suas conquistas na erradicação do paludismo e em políticas de saúde pública.
A Assembleia Mundial da Saúde, realizada anualmente em Genebra, é o principal órgão de decisão da OMS, determinando políticas, nomeando o Diretor-Geral e aprovando orçamentos.