Um incêndio de grandes proporções deflagrou na madrugada desta segunda-feira na floresta do Planalto Leste, em Santo Antão. Bombeiros e voluntários ainda estão no terreno, enfrentando dificuldades devido ao vento intenso.
Na madrugada desta segunda-feira, um incêndio de grandes proporções teve início na zona de Ribeirão Fundo, localizada na floresta do Planalto Leste, em Santo Antão. O combate às chamas está a cargo de bombeiros do Porto Novo, Ribeira Grande e Paul, que continuam no terreno, lidando com as dificuldades impostas pelo vento.
De acordo com a RCV, as chamas começaram a se propagar pouco depois da meia-noite, momento em que os bombeiros voluntários receberam o alerta dos moradores.
O comandante no Porto Novo, Balbino Gomes, relatou que chegaram no local 1h20 houve atrasos no início do combate ao fogo por serem bombeiros voluntários, dai a dificuldade na mobilização do pessoal.
“Quando chegamos o local estava muito ardido. Conseguimos dar resposta, apesar de ser a noite, o que dificultou muito”, explicou o comandante que acrescentou também que os próprios moradores também ajudar no combate.
O incêndio, cuja causa ainda é desconhecida, já consumiu uma área estimada em mais de 10 hectares.
Os bombeiros voluntários da ilha, juntamente com a população local, continuam a trabalhar incessantemente para controlar a frente de incêndio que ainda persiste, apesar dos focos de incêndio remanescentes em locais de difícil acesso. O vento forte que sopra na região continua a dificultar os esforços de contenção.