A dupla de voleibolistas da ilha de Santiago, Janice e Ludmila Varela venceram a primeira etapa do circuito nacional do campeonato, realizada este fim-de-semana, em São Vicente. A primeira etapa realizada na praia da Laginha contou com a presença de seis duplas das ilhas de São Vicente, Santiago, Sal e Santo Antão.
A primeira etapa foi conquistada pelas irmãs que venceram por 2-0 com os parciais de 21-14 no primeiro set e 21-17 no segundo set, numa prova que vai servir, também, de preparação da dupla que procura qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Janice Varela diz que a realização deste nacional, vai de encontro com os seus objetivos, uma vez que precisam de mais jogos e em mais circuitos. E que os jogos no fim de semana, 25 e 26 foi uma “boa experiência” que vai servir para a próxima fase, a fase continental de apuramento para Paris 2024.
Já Ludmila Varela destacou o trabalho que tem desenvolvido com o treinador brasileiro, que as tem ajudado com técnicas diferentes e mais avançadas e que têm conseguido melhorar o seu jogo.
“Sentimos mais preparadas, mas temos que referir que encontrámos adversárias que estão num bom nível. Foram jogos muitos competitivos, principalmente a final com a dupla de São Vicente”, realçou a atleta.
Em relação à competição em si, que segue agora, para a segunda etapa na ilha do Sal e com encerramento no Tarrafal de Santiago, as irmãs Varela dizem que estão satisfeitas com a prova, uma vez que no país, neste momento, não há atletas que praticam voleibol de praia. “Então, estando sempre em competição é uma mais-valia para nós, porque nunca estamos parados, estamos sempre ativos”.
Com as provas regionais e nacionais, as restantes atletas têm a oportunidade de fazer o seu próprio ranking. “Assim como temos o nosso ranking elas também terão o seu e ajudamos um ao outro a elevar, ainda mais na prática da modalidade no país”, salientou a Ludmila Varela
A próxima competição da dupla cabo-verdiana será no mês de junho. A fase continental é de 18 a 24 de junho em Marrocos, onde classifica o primeiro lugar. Mas antes participam de um torneio internacional, que visa completar o calendário. “Normalmente temos que ter seis competições feitas, para podermos estar nos Jogos Olímpicos, caso apuramos”.
A preparar-se para a competição a nível continental que pode permitir o acesso aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, as irmãs Varela afirmam que precisam do apoio de todos para conseguir chegar no objetivo.
Elvis Carvalho