Depois da vitória por 1-0 na primeira mão da eliminatória de qualificação à 1ª divisão, o Castilho deixou-se empatar hoje, 26 de maio, no segundo jogo da Liguilha, com golo de Groy aos 64 minutos de bicicleta.
Após empate nas duas eliminatórias, o jogo foi para o prolongamento e manteve-se o empate a uma bola, o Castilho superiorizou-se na marca dos onze metros. E foi nos penaltis que a equipa treinada por Filipe Faria venceu a Uni Mindelo de Caio e mantém-se na 1ª divisão.
Hoje, a Associação Desportiva da Universidade do Mindelo, segundo classificado do campeonato da 2ª. divisão, esteve a vencer por 1-0 ao intervalo, empatando a eliminatória e levou o jogo para prolongamento.
E foi nesta fase que a equipa da Uni Mindelo apanhou um valente susto quando a equipa do Castilho desperdiçou uma soberana oportunidade de |decidir o jogo, quando “Skuatxa” esteve nos pés do empate no jogo e 2-1 na eliminatória através de uma grande penalidade.
O guarda-redes, Heduis, mostrou o porquê de ser o melhor da “segundona” levou a melhor e defendeu o remate do jogador do Castilho, levando o jogo para o desempate por pontapés da marca da grande penalidade.
Nas grandes penalidades, a Universidade do Mindelo, quando o jogo estava empatado 4-4, Wilker Tacuara, melhor marcador da segunda divisão, perdeu o duelo com Kmé dando a oportunidade ao Castilho de vencer.
Com o destino da sua equipa nos seus pés, o capitão do Grêmio, “Guém” não vacilou e balançou as redes da baliza defendida por Heduis e garantiu a permanência da sua equipa na 1ª divisão, ou “Soncent Super Liga”.
Tudo, então, decidido no futebol sénior masculino em São Vicente para a época 2023/2024: Futebol Clube Derby campeão do Soncent Super Liga, Farense campeão da 2ª. divisão, está de regresso à 1ª. divisão, desce à 2ª. divisão a formação do Falcões do Norte e Castilho mantém-se no grupo das oito equipas que vão disputar o Soncent Superliga na próxima época.
Elvis Carvalho