A estátua em homenagem à mulher santantonense em reconhecimento à coragem e capacidade de vencer as adversidades da vida, localizada na rua Dom Luís, na cidade da Ribeira Grande, Santo Antão, foi vandalizada na madrugada de hoje.
Em declarações à Inforpress o vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Rui Costa disse que a edilidade já tem conhecimento do ocorrido, mas “infelizmente” ainda não sabem quem praticou tal acto.
Rui Costa recordou que, anteriormente, a mesma estátua tinha sido vandalizada, na altura por um doente mental, mas o vandalismo ocorrido esta madrugada ainda não tem autor identificado.
No entanto, conforme a mesma fonte, o acto pode ter sido originado pela onda de vandalismo que tem “assombrado” a cidade da Ribeira Grande, com furtos que começaram a surgir.
“Já comunicamos à Polícia e ficamos de fazer uma investigação para saber o que ocorreu. Entretanto, agora vamos trabalhar no sentido de voltar a pôr a estátua de pé”, afirmou.
A Inforpress contactou o comandante da Esquadra da Polícia Nacional na Ribeira Grande, Adelino Monteiro, que disse que a Polícia tem conhecimento de que “a estátua caiu”.
“Se foi vandalizado não podemos afirmar porque ela pode ter caído acidentalmente como também alguém pode a ter derrubado. A questão que tem de ser apurada com calma de modo a evitar informações desencontradas”, salientou.
Sobre a onda de furtos a residências na Ribeira Grande, Adelino Monteiro afirmou que “a Esquadra tem registado alguns pequenos furtos, mas nada que possa alarmar” a sociedade.
Inforpress