Os Cabo Verde Music Awards (CVMA) deste ano, 202, em colaboração com a Embaixada da União Europeia em Cabo Verde, lançam uma campanha de sensibilização ambiental intitulada “Desdi Mininu, Nu Cuida Di Nos Planeta”.
A iniciativa, de acordo com nota de imprensa, visa conscientizar tanto a classe artística quanto o público em geral, com ênfase nas crianças, sobre a importância da proteção ambiental e da sustentabilidade. Cabo Verde, frequentemente afetado pela seca, serve de palco para diversas ações ao longo do ano, que ocorrerão durante e após a gala dos CVMA.
As atividades incluem visitas a projetos de proteção ambiental financiados pela União Europeia em Santo Antão e Santiago. Além disso, na gala dos CVMA, um dos artistas nomeados receberá o troféu Ação Social, tornando-se um representante da causa ambiental em Cabo Verde.
Os projetos destacados incluem o “RAÍZES”, que promove o turismo sustentável em Santo Antão, e o “CIRAWA”, que visa aumentar a produtividade e sustentabilidade agrícola na África Ocidental.
A implementação de sistemas agroflorestais inteligentes, avança, também é uma prioridade, visando combater as mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida das populações rurais.
Na Cidade Velha (ilha de Santiago) temos “Ilhas e Encantamentos” que visa o reforço do setor da literatura infantojuvenil e de emprego cultural criativo e o “Apoio ao Pacto de Autarcas para o Clima e a Energia para a Africa Subsariana” que pretende contribuir para aumentar o acesso à energia sustentável para as populações urbanas e periurbanas e implementar ações locais para combater as mudanças climáticas e os seus impactos.
“No final, espera-se que os artistas estejam mais conscientes do seu papel enquanto formadores de opinião e vozes ativas face à necessidade de sensibilização para o impacto das alterações climáticas e importância da proteção e preservação ambiental”, conclui.
A 13ª edição dos Cabo Verde Music Awards, Prémio Oficial da Música Cabo-verdiana acontece dia 1 de Junho no Porto da Cidade da Praia e têm como convidados especiais Jimmy P., Neyna, Nancy Vieira, Beto Dias e Diogo Piçarra.