O novo embaixador da Rússia em Cabo Verde, que entregou as suas cartas credenciais, hoje, no Mindelo, garantiu, hoje que a guerra na Ucrânia é uma operação militar que está a acontecer para salvar os cidadãos russos na Ucrânia, porque depois do golpe de estado na Ucrânia, em 2014, o governo neonazi da Ucrânia começou a humilhar e ameaçar os cidadãos russos que vivem na Ucrânia. O nosso objectivo é defendê-los”, assegurou.
Questionado ainda sobre as relações entre o seu País e Cabo Verde depois de o Governo cabo-verdiano se ter posicionado contra a guerra na Ucrânia, Yuri Materiy, diz que o objetivo é reforçar a cooperação bilateral entre os dois países.
Cabo Verde apoiou a resolução da ONU, mas esperamos desenvolver as relações bilaterais em todos os campos possíveis. Sobre as prioridades aponta o sector da educação, como fundamental desta missão diplomática.
Promete ainda intensificar a cooperação, sobretudo, nas áreas de economia, comércio, pescas, turismo, energias. Yuri Materiy, disse que o Governo russo promete dar uma “atenção especial” ao sector da educação que, este ano, deverá beneficiar 14 alunos com bolsas de estudo assim como os outros 40, que, asseverou, neste momento estudam na Rússia.
O abastecimento de cereais é outra meta do diplomata, que chega no país, após Cabo Verde ter rejeitado, em 2021, o nome de Natália Poklonskaïa, ex-procuradora geral da Crimeia, sob sanções da Ucrânia, União Europeia, Estados Unidos da América, Canadá e Japão, devido à intervenção no processo de anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.
EC