Dia dos Trabalhadores: São-vicentinossaíram em massa para reivindicar melhores condições de vida

1/05/2023 13:57 - Modificado em 1/05/2023 13:58

Nesta segunda-feira, 1 de maio, Dia Mundial dos Trabalhadores muitos sanvicentinos tomaram algumas ruas na cidade e arredores em uma manifestação, exigindo soluções para os problemas que têm afetado o país. 

Com cartazes coloridos e mensagens impactantes, os manifestantes deixaram claro que não estão dispostos a ficar em silêncio enquanto seus direitos são ignorados e as promessas não são cumpridas. Juntou a sociedade civil, vários sindicatos com delegações na ilha de São Vicente.

Centenas de pessoas se reuniram em São Vicente neste Dia do Trabalhador para protestar contra as condições de vida precárias que têm afetado o país. A manifestação foi organizada pela União dos Sindicatos de São Vicente (USV) e contou com a presença de várias organizações, incluindo Simetec, Sintap, Sindep, Sics, Sindprof, Ajoc e Sinapol.

Os manifestantes, acompanhados dos sindicatos, reivindicaram melhores condições de vida e de trabalho, incluindo um salário digno, aumento salarial para combater a inflação, aumento do Salário Mínimo Nacional, reposição de direitos retirados do Código Laboral, e a redução do IVA em bens de primeira necessidade.

Além disso, a manifestação visou combater a perda do poder de compra das famílias, subida exagerada dos preços dos bens de primeira necessidade, aumento dos impostos, emprego precário, desemprego, graves problemas no sistema de saúde, não reposição dos fundos utilizados no Lay-off, incumprimento do Estado face às Empresas de Segurança Privada, mais flexibilização no Código Laboral e assédio no local de trabalho.

Tomás de Aquino, representante dos sindicatos de São Vicente, afirmou que a manifestação foi uma oportunidade para resgatar a essência do Dia do Trabalhador. “Estamos preocupados com a situação destes jovens em termos de oportunidade de emprego, mas também aqueles que são vítimas de empregos precários”, disse Aquino.

A participação da sociedade na manifestação foi um sinal positivo para Aquino, que apelou à “união e coesão” dos manifestantes para continuar a lutar pelos direitos dos trabalhadores. “Não podemos desanimar, temos que nos manter firmes e determinados”, afirmou.

Aquino também pediu às pessoas presentes para se aproximarem dos sindicatos e se unirem na luta pelos direitos dos trabalhadores. “O que os sindicatos precisam agora é a aproximação dos trabalhadores para podermos continuar esta caminhada”, disse.

Os manifestantes deixaram claro que estão dispostos a continuar lutando até que suas reivindicações sejam atendidas pelo governo. “Em caso de ausência de respostas devemos nos manter unidos e coeso para continuarmos a lutar até vermos os problemas resolvidos”, afirmou Aquino.

A manifestação em São Vicente e em vários pontos do país foi mais um exemplo do poder da união dos trabalhadores na luta por melhores condições de vida e de trabalho. Resta agora, conforme o porta-voz, aguardar as respostas do governo e outras entidades às reivindicações apresentadas pelos manifestantes.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.