Diva Barros, Damião Matias, Ceuzani, Lea Matias, Edson Oliveira, Carmen Silva e Tutu Silva, participam no dia 4 de março de 2023, no Centro Cultural do Mindelo, numa homenagem a cantora cabo-verdiana Dulce Matias, falecida em dezembro de 2021.
As artistas darão voz suas canções em um concerto de homenagem, a cantora que teve uma morte tragica em dezembro de 2021 na noite de sexta-feira, 17, após queda de um dos pisos do Hotel Prassa 3, na Praça Nova, no Mindelo, onde ia assistir um show.
Uma morte deixou São Vicente de luto, que ficou “abalado” com a trágica morte da cantora que a imprensa francesa tem comparado à Cesária Évora.
Dulce Matias nasceu no seio de uma família de músicos na localidade de Salamansa, em São Vicente. Em 1984 optou pela emigração levando consigo ritmos cabo-verdianos – morna e coladeira – imortalizados em três discos (Reservode, 1999, Razão d'Existi, 2001 e Mel d'Cana, 2004).
Dona de uma voz rouca e quente, foi finalista do Kora Awards 2004 na categoria de Melhor Cantora da África Ocidental. Atuou um pouco por toda a Europa, mas também em Cabo Verde onde faleceu no mês de dezembro de 2021 aos 54 anos deixando um grande legado musical alguns projetos musicais por concretizar.
Fiel à sua tradição cultural, Dulce Matias transmitia na sua música mensagens de amor, de paz e de saudade, sem deixar de analisar criticamente a evolução da sociedade cabo-verdiana.
EC