O Comandante da Esquadra de Investigação Criminal, do Comando Regional de São Vicente, o Comissário Aprígio Zego, faz balanço positivo das festas do Carnaval na ilha, que decorreram durante vários dias a fio. No entanto, foram registadas algumas ocorrências que resultaram na detenção de 14 pessoas.
“Foram poucas ocorrências, mas de uma forma geral, foi bastante positivo. Durante estes dias estivemos presentes, garantimos a segurança dos desfiles das escolas, jardins infantis, liceus, universidades, desfiles dos grupos de mandingas. No domingo tivemos uma grande movimentação no centro da cidade…tudo correu na normalidade”, comentou este responsável, em declarações à rádio pública, em jeito de balanço.
Aprígio Zego explicou que, nas ocorrências criminais foram registadas duas situações de agressão, uma por briga na via pública envolvendo cerca de 8 a 9 elementos em que um deles foi atendido no hospital e submetido a uma cirurgia.
Acrescentou ainda que houve uma outra situação de uma mulher que foi agredida a facada entre 5 a 7 elementos que foram conduzidos ao hospital, e que para já a PN tem informações que estes estão fora de perigo e vão ter alta ainda hoje.
De uma forma geral, apontou que das ocorrências criminais têm registado detenções por briga, por ofensa a integridade física, por posse ilegal de armas, tentativa de roubo a pessoa na via pública e posse de estupefaciente, o que acabou por resultar na detenção de 14 indivíduos.
A última etapa operacional a seguir é o enterro do carnaval com os mandingas que está agendado para o próximo domingo, 26, com a participação de mais 100 homens e mulheres de negro.
“Já está tudo contemplado. Vamos montar o nosso dispositivo para garantir a segurança, à semelhança dos anos anteriores. vamos acompanhar o desfile e mais uma vez apelar a população, as pessoas que se deslocam para o evento, que mantenham o mesmo nível de civismo e comportamento”, exortou.