Carnaval 2023: Grupo espontâneo “Big Alguém” e performance individual “Kiky” são os vencedores do prémio Kakoy 2023

22/02/2023 21:43 - Modificado em 22/02/2023 21:43
| Comentários fechados em Carnaval 2023: Grupo espontâneo “Big Alguém” e performance individual “Kiky” são os vencedores do prémio Kakoy 2023

O Grupo espontâneo “Big Alguém” e a performance individual “Kiky” da artista plástica Patrícia Silva são os vencedores do prêmio Kakoy 2023.

Ambos os grupos espontâneos têm como objetivo “brincar o carnaval”, mostrando a sua criatividade e originalidade, apoiando-se em temas atuais que têm sido a maior preocupação dos cabo-verdianos. Munidos de uma figura que pretende passar uma mensagem, fazem da Rua de Lisboa, no centro da cidade do Mindelo, palco, após uma paragem de dois anos.

Individual ou coletivo, simplesmente querem se divertir e se calhar o prémio Kakoi, e levam consigo para Rua de Lisboa nas suas breves passagens, as suas mensagens. Estas figuras são sempre uma atração do público que não dispensa uma fotografia e/ou uma filmagem com os seus telemóveis. Um mais criativo do que outro.

Ricardo Fidalga, Cristian Andrade e o seu grupo, segundo classificado prêmio Kakoy apresentaram  um tema que está a afetar a população, no geral, que é
a questão do aumento do poder de compra, apelando assim ao aumento do salário mínimo.
Numa pequena atuação na Rua de Lisboa representaram a corrida do aumento dos preços do combustível, trigo, com o governo a dirigir toda esta corrida, além dos setores da saúde e educação.

“Mais do que ganhar é transmitir esta boa mensagem a todas as pessoas que reivindicam melhores condições às populações das ilhas. A mensagem é mais importante do que o premio”, expressou.

Uma preocupação que inquieta Aldevino dos Santos é a questão do lixo mar, vencedor do segundo lugar individual, do prêmio Kakoy.  

Este jovem da localidade de Horta Seca vestiu-se dos lixos que mais tem gerado preocupação no seio da comunidade científica. Entre os objetos estão o plástico, redes de pesca, garrafas de todos os tamanhos, entre outros.  

A lavandeira ambulante de Danielson Santos e seu grupo deu que falar e o público às gargalhadas com a atuação. “É mostrar que até no meio da morada toda a roupa suja será lavada hoje. Um processo desde a lavagem até que a roupa esteja em condições de ser usada. Isso também mostra que os homens também devem colaborar e fazer tarefas em casa”, explicou este porta-voz do grupo, que também não pode deixar de apelar à paz na Ucrânia.  

O Prémio Kakoy, lançado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do CNAD, visa reconhecer e valorizar o Carnaval espontâneo, que é um elemento diferencial do Carnaval mindelense.
  
AC – Estagiária

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2023: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.