MpD acusa Presidente da República e o PAICV de distorcerem teor da intervenção de Isa Costa no parlamento

14/02/2023 16:45 - Modificado em 14/02/2023 16:46
| Comentários fechados em MpD acusa Presidente da República e o PAICV de distorcerem teor da intervenção de Isa Costa no parlamento

Esta reacção do Grupo Parlamentar do MPD surge na sequência das declarações da deputada Isa Costa, do partidito que sustenta o governo, sexta-feira passada, 10 fevereiro, no parlamento, onde denunciou o registo de suspeição de desvio de 100 milhões de euros praticados pelo Governo do PAICV dirigido por José Maria Neves, aquando do projecto “Casa Para Todos”. 

Paulo Veiga acusou hoje o Presidente da República, José Maria Neves, de pressionar o Ministério Público e de interferir no debate político em sede parlamentar.

“Fez a deputada notar que esse número de casas não foi concluído e que, além disso, no quadro do programa chegaram a ser construídas habitações particulares, de tipologia duplex, para pessoas próximas desse partido”, explica.

Paulo Veiga diz que, reagiram, coordenadamente, o Presidente da República e o PAICV, pelo seu Secretário-Geral, por um lado, procurando distorcer o teor da referida intervenção, que erigiram a um ataque “gravíssimo” contra um governo estrangeiro e, por outro lado, pressionando para uma investigação criminal contra a deputada em causa.

A deputada apontou ainda que parte do dinheiro desviado do programa foi para a construção de três mansões particulares. 

Sobre as acusações, José Maria Neves disse que é necessária uma profunda investigação da justiça e considerou as acusações de “extraordinariamente graves”.

“As acusações são extraordinariamente graves e devem merecer a atenção dos órgãos de investigação criminal. Eu acho que mais rapidamente quanto possível deve se fazer a mais profunda investigação para se esclarecer se a opinião pública. Nós não podemos transformar os espaços de debate político em tribunais, em espaço de condenação. Há um elemento fundamental que é a presunção de inocência e portanto quando um deputado faz no parlamento uma acusação desta gravidade envolvendo inclusive governo de um outro país teremos que necessariamente apelar a serenidade, a contenção, as pessoas precisam conter-se e as pessoas precisam conhecer os seus limites” disse o Presidente da República.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2023: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.