Cabo Verde já conta com um escritório da Agência Adventista para o Desenvolvimento dos Recursos e Assistência (ADRA) da Igreja Adventista do Sétimo Dia, cuja oficialização aconteceu hoje, na Cidade da Praia. Esta organização humanitária mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia que trabalha para ajudar em crises humanitárias e situações de catástrofes naturais e de origem humana está em todas as regiões do mundo há mais de três décadas.
Em declarações à imprensa, momentos antes da cerimónia de oficialização, o director da ADRA para Africa Ocidental e do Centro, Emmanuel Amegnito, disse que a instituição, cuja sede africana está instalada em Acra, no Gana, pretende operar em todas as ilhas de Cabo Verde com intervenções de cariz humanitária.
Essas intervenções, precisou o responsável, vão de encontro com o trabalho que o Governo de Cabo Verde tem feito em termos de operações humanitárias e tendo em conta as “dificuldades sociais que o país atravessa”.
“Pretendemos ajudar com a nossa experiência a nível do desenvolvimento da economia, no sector da agricultura e principalmente com a aportação de inovações nas operações humanitárias em Cabo Verde”, explicou.
Para isso, Emmanuel Amegnito adiantou que a instituição vai, primeiramente, identificar as pessoas mais vulneráveis, “principalmente as mulheres e crianças”, de modo a garanti-las melhores condições a nível do desenvolvimento económico, na saúde e educação.
Para financiar essas intervenções informou que a ADRA conta com assistência da Organização das Nações Unidas, do Fundo do Auxílio Europeu das Pessoas mais carenciadas e da cooperação Alemã.
Por sua vez, a diretora da ADRA – Cabo Verde, Andreia dos Anjos, enalteceu a instalação desse Escritório no arquipélago para ajudar as pessoas mais vulneráveis, principalmente a nível da água e saneamento, educação e respostas emergenciais a nível da saúde.
“Isto é que vamos fazer nos próximos anos com abertura da nossa organização (…) contando com os doadores, nacionais e internacionais, e com o apoio do Governo”, perspetivou a representante da ACRA em Cabo Verde.
A ADRA foi estabelecida em 1984 pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Silver Spring, nos Estados Unidos da América, com o propósito específico de fomentar o desenvolvimento individual e comunitário e de prestar socorro em casos de catástrofes.
Actualmente actua em mais de 107 países ajudando as pessoas em situações de pobreza e dificuldade, “para criar uma mudança positiva e justa através de parcerias e açcão responsável”.
Inforpress