José Maria Neves exorta estudantes do IPB a adquirir competências para transformar Cabo Verde

20/05/2024 17:36 - Modificado em 20/05/2024 17:36

Durante a abertura da Semana de África no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, incentivou os estudantes a se tornarem protagonistas das mudanças necessárias no país, enfatizando a importância de adquirir competências e capacidades para impulsionar o desenvolvimento de Cabo Verde.

O evento, que começou na manhã de hoje, reuniu estudantes, corpo docente, representantes das forças vivas e autoridades locais de Bragança.

Durante o discurso, Neves enfatizou a necessidade de uma reflexão profunda sobre os desafios que África enfrenta, sua relação com a Europa e o mundo, e o papel crucial das novas gerações na transformação do continente.

“Este é o tempo de estudar, de investigar, de aprender e de adquirir as competências e as capacidades para servirem melhor o desenvolvimento de Cabo Verde”, afirmou. O Chefe de Estado destacou que os estudantes são os “protagonistas essenciais das mudanças” que o país precisa.

Frisou ainda a importância do evento na promoção da riqueza multicultural de África e na melhoria da compreensão entre os povos. “A minha mensagem em relação aos estudantes tem sido muito positiva, no sentido de serem eles os protagonistas essenciais das mudanças que precisamos fazer em Cabo Verde. É tempo de aprenderem, de criarem ideias novas, de serem empreendedores e de participarem no processo transformacional do país”, sublinhou.

O IPB é conhecido por sua diversidade internacional, abrigando estudantes de mais de 70 nacionalidades, incluindo um contingente significativo de cabo-verdianos, que representam 1200 dos cerca de 2500 alunos africanos na instituição. Este contexto multicultural foi ressaltado por Neves como um elemento vital para a promoção de uma melhor relação entre os povos.

Além de sublinhar a importância da educação, Neves abordou a necessidade de África desenvolver capacidade para financiar seu próprio processo de desenvolvimento. Ele defendeu a criação de condições e capacidades que permitam ao continente utilizar seus vastos recursos em prol da dignidade de seus povos.

O Presidente também apontou a importância de parcerias estratégicas com a Europa e outros parceiros internacionais, além do desenvolvimento de instituições inclusivas, como caminho para uma “África que queremos, mais forte, mais desenvolvido e mais inclusivo”.

Amanhã, terça-feira, 21, José Maria Neves visita a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, assim como terá a oportunidade de conhecer a Escola de Ciências Agrárias da referida universidade.

Em Vila Real, o Presidente de República irá encontrar-se com a comunidade de estudantes cabo-verdianos da instituição que está a preparar, com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o lançamento de cursos de licenciatura e mestrado em Informática e Ciências Agrárias, assim como mantém relações de cooperação com o Comité Olímpico de Cabo-Verde, o Instituto do Património Cultural e o Instituto da Juventude e Desporto.

AC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.