O Governo de Grão-Ducado do Luxemburgo vai reforçar o seu apoio a Cabo Verde nos próximos cinco anos, para ajudar o arquipélago a fazer face às consequências da covid-19 e da Guerra na Ucrânia.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus, e da Emigração e Asilo do Grão-Ducado de Luxemburgo, Jean Asselborn, fez este anúncio, durante a tarde de ontem, à imprensa, no término de uma visita de cortesia ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
O governante luxemburguês, que se encontra no País para participar na XII Reunião de Diálogo Político a nível Ministerial Parceria Especial Cabo Verde – União Europeia, que se realizou esta terça-feira, 31 de Janeiro, referiu que Luxemburgo promete fazer o seu melhor para ajudar o desenvolvimento do país, sobretudo nesta era de pós pandemia agravado pela problemática da Guerra na Ucrânia.
Nesta terça-feira, a União Europeia e Cabo Verde reiteraram o seu forte empenho no que diz respeito aos valores partilhados e à agenda comum da Parceria Especial e salientaram a importância da parceria no atual contexto geopolítico.
“Os parceiros reafirmaram o seu apego ao respeito pelos direitos humanos, à democracia, à boa governação e ao Estado de direito, bem como o seu compromisso em relação ao multilateralismo e a uma ordem internacional assente em regras”, refere uma nota.
No que diz respeito ao atual contexto geopolítico e à situação na Europa Oriental, ambos os parceiros reafirmaram o seu empenhamento no que respeita à soberania, independência, unidade e integridade territorial da Ucrânia e lamentaram a agressão da Federação da Rússia.
Realçou, por outro lado, que assim como Luxemburgo, a grande maioria dos países integrantes da Europa tem manifestado a sua satisfação pelo posicionamento político de Cabo Verde na indicação de votos junto das Nações Unidas, pelo que considerou importante saber que as opções de Cabo Verde vão ao encontro do artigo 51º da Carta das Nações Unidas.
Considerou que as cooperações entre os dois pequenos Estados têm sido facilitadas pela redução da dimensão territorial e populacional dos dois países, sem grandes problemas burocráticos e que a cooperação para os próximos anos vai ser marcada pela consolidação dos reforços nas cantinas escolares, para melhor favorecer as crianças e jovens.
O apoio do Grão-Ducado do Luxemburgo a Cabo Verde na recuperação pós-pandêmica e os efeitos da crise alimentar e inflação provocadas são apontados pelo governo cabo-verdiano como um dos temas a discutir com Jean Assselborn, assim como o compromisso de Cabo Verde em relação ao Centro Multidimensional de Coordenação Marítima da Zona G.