O veleiro da bandeira suíça, Holcim-PRB, da categoria IMOCA 60, é o vencedor da primeira etapa da The Ocean Race, tendo cortado a meta nas primeiras horas da manhã de sábado. A equipe Holcim-PRB, conforme informações do cCapitão francês Kevin Escoffier, assumiu a liderança pouco antes do Estreito de Gibraltar e se manteve no resto do caminho.
E cruzaram a linha de chegada nas águas do Mindelo, Cabo Verde, logo perto das duas horas da madrugada, completando a primeira etapa da regata.
“Estou muito feliz por começar assim. Foi nossa primeira corrida juntos como uma equipe completa e não me arrependo de nenhuma das escolhas. Eles são todos ótimos e juntos fomos para a vitória”, disse o capitão Kevin Escoffier à chegada em Mindelo.
Em segundo lugar na linha estava a 11th Hour Racing Team de Charlie Enright. E em terceiro, o Team Malizia.
Os três primeiros IMOCAs terminaram o primeiro desafio em cinco dias. Os quarto classificados Biotherm e GUYOT environnement – Team Europe deverão chegar ao Mindelo no final da tarde de sábado.
Na classe VO65, a WindWhisper Racing Team polonesa está em uma posição forte à frente da frota sobre a Team JAJO e a Mirpuri Foundation Racing Team.
Todos os três devem terminar na tarde de sábado, com Austrian Ocean Racing – Team Genova, Ambersail 2 e Viva México mais atrás.
Essas equipes estão competindo pela The Ocean Race VO65 Sprint Cup e farão uma pausa em suas atividades de corrida após esta etapa de abertura até a primavera, quando retomarão as corridas em Aarhus, na Dinamarca.
As equipes de navegação são obrigadas a realizar reparos sem o auxílio de suas tripulações de terra nesta parada.
A corrida recomeça em apenas alguns dias, com o início de Cabo Verde da segunda etapa para a Cidade do Cabo, na África do Sul, agendado para a tarde de quarta-feira.
EC/The Ocean Race