A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) e a Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde (CIOPCV) realizam esta quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, o “Fórum sobre a Saúde Mental das Pessoas LGBTI”, na Cidade do Mindelo, São Vicente.
Considerando a discriminação e preconceitos, além da violência física e verbal por que passam a comunidade LGBTI, podendo desencadear transtornos mentais, torna-se necessária fazer uma reflexão sobre a questão e discutir sobre as melhores estratégias de proteção da saúde mental das pessoas LGBTI.
Neste sentido, o “Fórum sobre a Saúde Mental das Pessoas LGBTI”, irá decorrer em formato hibrido e tem por objetivo desencadear esta reflexão, envolvendo a participação dos profissionais de saúde, da Instituição Nacional de Direitos Humanos, das Escolas e Universidades e da Sociedade Civil, nomeadamente associações de proteção e promoção dos direitos LGBTI, procurando abarcar o máximo de intervenientes no processo de promoção do respeito pelos direitos das pessoas LGBTI.
Realizado com o apoio do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, o referido Fórum contará com intervenções de oradores nacionais e de especialistas internacionais da área.
A abertura do evento contará ainda com as intervenções da Presidente da CNDHC, do representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, e da Presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde (CIOPCV).
Recorde-se que a CNDHC é a entidade nacional que tem por missão a proteção, promoção e reforço dos Direitos Humanos, da Cidadania e do Direito Internacional Humanitário em Cabo Verde, funcionando como órgão consultivo das políticas públicas nesses domínios e como instância de vigilância, alerta precoce, monitoramento e investigação nessas áreas.
EC