Presidente da República afirma que criminalidade na Cidade da Praia atingiu níveis “dramáticos”

18/12/2022 22:31 - Modificado em 18/12/2022 22:31
| Comentários fechados em Presidente da República afirma que criminalidade na Cidade da Praia atingiu níveis “dramáticos”


O Presidente da República, José Maria Neves, afirmou este sábado, 17, à Inforpress, que a situação criminal da violência e insegurança que assola a capital do País é “extremamente preocupante” sendo que já atingiu níveis “dramáticos”.

A afirmação foi feita pelo Chefe de Estado ao ser questionado sobre a onda de criminalidade e de insegurança vividos nesses últimos dias, sobretudo na Cidade da Praia.

“A criminalidade na Cidade da Praia está a atingir níveis “dramáticos”, a situação é “extremamente” preocupante e o meu apelo enquanto Presidente da República é no sentido de mobilizarmos todos os esforços do Governo, da autarquia local, das empresas, das organizações não governamentais, das igrejas para criarmos uma cultura da paz e da não-violência”, disse.

José Maria Neves, que falava à Inforpress à margem da cerimónia de encerramento das actividades do Ano das Montanhas, que decorreu em Tarrafal de Santiago, defendeu ainda que é preciso mais meios, mais equipamentos sobretudo para a polícia poder desempenhar com níveis de operacionalidade superiores, o seu papel de repressão da criminalidade que assola a capital do País.

Na sexta-feira, 16, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) criticou o Governo por implementar apenas “programas pontuais” para combater a criminalidade.

Na última quinta-feira, 15, o Comando Regional de Santiago Sul e Maio (CRSSM) da Polícia Nacional (PN) arrancou com o plano Natal/Fim-de-ano com cerca de 500 efectivos.

A ação conta com o reforço diário de 60 formandos do 18º Curso de Formação dos Agentes da PN, que vão ajudar no policiamento de visibilidade e fiscalização de trânsito no período das 07:00 às 19:00, segundo avançou o comandante Roberto Fernandes.

“Este ano, dado à situação criminal da violência e insegurança que assola o concelho da Praia, nestes dias, a tutela e a cúpula da Polícia Nacional deram instruções para a execução diária, em conjunto e com o mesmo plano, com as unidades Comando Regional de Santiago Sul e Maio, Direção Central de Investigação Criminal, Corpo de Intervenção do Comando da Unidades Especiais, Centro de Controle e Comando da Praia, com uma dúzia de viaturas no terreno no mesmo momento”, acrescentou.

Nas últimas semanas a Capital do País tem sido assolada por uma onda de criminalidade com roubos a residências, assaltos à mão armada e assassinatos.

Inforpress

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2023: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.