A Associação Regional de Futebol de São Vicente (ARFSV) determinou que a “Liguilha” vai ser disputada nos dias 18 e 25 de maio, a primeira e segunda mão, respetivamente, entre a Associação Desportiva da Universidade do Mindelo e o Grémio Sportivo Castilho.
A primeira mão do jogo deveria ter sido disputada no fim de semana de 20 e 21 de abril, e que não aconteceu, primeiro, devido ao atraso da Federação Cabo-Verdiana de Futebol analisar o recurso do Futebol Clube Derby relativamente ao castigo da ARFSV ao clube, por alinhar com um jogador, que supostamente estava inscrito de forma irregular.
E depois pelo atraso da ARFSV em não agendar o jogo, após a decisão do Conselho de recurso da FCF. Um atraso que levou a Uni Mindelo a dar por encerrada, no dia 29 de abril, a época desportiva em São Vicente devido à indefinição do título de campeão regional de futebol.
O clube, agora com a decisão da associação, vai disputar a Liguilha, com o penúltimo classificado do Soncent Superliga, o Castilho, no fim no próximo fim de semana, sábado, 18 de maio.
A equipa alegou na altura que o atraso estava a ter “implicações profundas na gestão desportiva” do clube, nomeadamente manter a equipa preparada e motivada para os embates, optou por dar por encerrado esta temporada.
Esta é a segunda época da equipa da Uni Mindelo a competir, e tem a chance de subir á primeira divisão de Futebol de São Vicente.
Por outro lado, o Castilho, na primeira divisão desde 2013-14, procura a manutenção, sob o comando técnico do português, Filipe Faria.
De relembra que a derrota frente ao FC Derby empurrou o Castilho para os dois jogos da “liguilha” que vai ser disputada a duas “mãos” contra a UNI-Mindelo, segunda classificada da Mindel League (segunda divisão de São Vicente).
Na classificação final o Derby terminou a prova com 34 pontos, seguido do Mindelo com 33, Académica do Mindelo 24, Salamansa e Amarante 16, Batuque e Castilho 13, Falcões do Norte 7.
Segundo Escalão
No segundo escalão, o Clube Farense precisava de vencer e conseguiu a vitória frente ao Ponta de Pom por 2-1.
Elvis Carvalho