Economia cabo-verdiana deve crescer este ano 8% e quiçá 10% – Olavo Correia

6/12/2022 16:33 - Modificado em 6/12/2022 16:33
| Comentários fechados em Economia cabo-verdiana deve crescer este ano 8% e quiçá 10% – Olavo Correia



O Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, está convicto que a economia cabo-verdiana deve crescer este ano seguramente 8%, mas é provável que se registe um crescimento este ano em torno de 10%.

“O ano de 2022 para Cabo Verde, não obstante o contexto de crise mundial, tem sido um ano positivo. Nós podemos crescer dois dígitos este ano de 2022. A tendência é crescimento, pelo menos 8% mas pode chegar a 10%”, avançou ontem Olavo Correia em programa da rádio pública.

Com isso, o governante afirmou que Cabo Verde está numa dinâmica de recuperação da atividade econômica em 2022. “Estamos numa dinâmica de aumento de receitas públicas o que é importante, porque decorre também do crescimento econômico, do aumento de preços”, disse.

Questionado se ainda não há níveis pré-pandemia, o ministro respondeu que “não há, mas estamos num bom caminho”. Perante este “otimismo”, Correia apontou que este tem que ser “moderado” em face ao contexto internacional, em face às incertezas, “mas 2022 será seguramente um ano muito positivo para a economia”.

Olavo Correia fez o lançamento esta manhã da quarta edição do programa de pré-incubação de start up tecnológicas em Cabo Verde. As inscrições estão abertas desde hoje e decorrem até 25 de janeiro de 2023. Serão selecionados 25 projetos e 50 empreendedores cabo-verdianos.

No passado mês de novembro, Olavo Correia, afirmou que a economia do arquipélago está a “reagir bem às crises e às tempestades perfeitas”, insistindo na possibilidade de um crescimento económico a dois dígitos este ano.

A economia cabo-verdiana cresceu 7% em todo o ano de 2021, impulsionada por alguma retoma no setor do turismo no último trimestre do ano. Em 2020, registou uma recessão histórica, quando o PIB, devido à quase completa ausência de turismo, recuou 14,8%.

AC

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2023: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.