O primeiro-ministro disse que espera que até ao final do ano os transportes aéreos estejam estabilizados em Cabo Verde. Na busca por soluções concretas para os desafios enfrentados pelo transporte aéreo e marítimo entre ilhas, o governo delineou sua primeira grande prioridade para o quarto ano de mandato.
anúncio foi feito pelo próprio Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, durante uma coletiva de imprensa que marcou os três anos de governação do segundo mandato do Movimento para a Democracia (MpD).
Durante o balanço dos três anos do VIII Governo Constitucional, realizado em uma entrevista coletiva na cidade do Mindelo na noite de ontem, Correia e Silva destacou a urgência de resolver os desafios enfrentados pelos transportes aéreos e marítimos entre as ilhas cabo-verdianas.
“Primeira prioridade, resolver este problema que é dos transportes aéreos internacionais, no caso da estabilização da TACV, e os transportes aéreos interilhas, e transportes marítimos interilhas, estabilizar, crescer e desenvolver”, afirmou o Primeiro-Ministro.
O chefe do executivo também destacou planos específicos para melhorar o acesso ao transporte aéreo entre as ilhas, incluindo a introdução de um serviço público de concessão de operações.
“Nós vamos introduzir o serviço público de concessão de operações, que serão devidamente compensadas para permitir com que ilhas que têm poucos fluxos de passageiros, mas tem que ter ligações”, explicou Correia e Silva.
Além disso, o Primeiro-Ministro enfatizou a importância de atrair operadoras de baixo custo para o mercado, apontando a chegada da EasyJet a partir de outubro.
“O Low Cost, que vai operar a partir de outubro através de EasyJet que vai introduzir aqui um fator de baixa de preços significativos, primeiro dos voos de Portugal para Cabo Verde, é voar para Cabo Verde por 89 euros ou até 100 euros”, disse ele.
Essas medidas, segundo Correia e Silva, fazem parte de um esforço mais amplo para desenvolver o setor de transportes em Cabo Verde. “Esta arquitetura está a ser montada e estou ciente que até o final do ano nós teremos a estabilização e o desenvolvimento dos nossos transportes aéreos interilhas”, salientou o Primeiro-Ministro.
AC – Estagiária