Arranca em Mindelo a 8ª edição da Universidade Africana de Juventude e Desenvolvimento

22/11/2022 16:14 - Modificado em 22/11/2022 16:14

A reativação da rede de juventude e cidadania global é o objetivo da organização em São Vicente da Universidade de Verão que começa hoje e vai até ao próximo dia 25. Oitenta participantes de instituições, especialistas e decisores africanos e europeus ligados à juventude e desporto participam no evento que, segundo a porta-voz Cátia Gonçalves, pretende também buscar novas práticas e melhor coordenação entre os atores da juventude e desporto nos dois continentes, África e Europa.

Um diálogo intercultural e dinâmico é o que propõe a edição 2022 da Universidade de Verão, cujo tema é “Construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas”.

Para a porta-voz deste evento, durante 4 dias os parceiros vão se poder conectar, através da abordagem intersetorial das políticas para a juventude expostas nos objetivos de desenvolvimento sustentável.

“Vamos contar com uma variedade de parceiros e representantes de organizações da juventude e representantes institucionais, quer de África, quer da Europa. Será trabalhado os objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente o objetivo que incide sobre a paz e a justiça”, avançou.

As prioridades e os desafios comuns que os jovens enfrentam, quer em África, quer na Europa, vão ser partilhados durante o evento que segundo a porta-voz, pretende reativar a rede de juventude e cidadania global.

“O objetivo, sobretudo, deste evento é encorajar o trabalho em rede internacional e o diálogo intercultural, ao mesmo tempo que vai abordar os desafios que os jovens enfrentam cada um nos seus países”, explicou.

A edição deste ano da Universidade de Verão é organizada pelo Instituto da Juventude e do Desporto, Associação Cabo-Verdiana para a Proteção da Família (Verdefam) e Comissão Europeia.

A última edição decorreu em Nairobi, no Quénia, em 2015.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.