O Ministro das Finanças, Olavo Correia, considera legítimas as reivindicações das diversas classes profissionais em Cabo Verde, incluindo professores, pilotos da TACV e profissionais de saúde. No entanto, Correia destaca a necessidade de um aumento de rendimento para as famílias, alertando que qualquer incremento deve ser sustentável dentro do Orçamento do Estado.
O Ministro das Finanças enfatizou a importância de encontrar um equilíbrio entre as demandas dos trabalhadores e a estabilidade macroeconômica do país. “Sob pena de pôrmos em causa o quadro macroeconómico, ou então sob pena de sermos obrigados a aumentar os impostos que nós também não queremos fazer. Portanto, isso tudo tem um limite”, declarou o governante.
Correia ressaltou a necessidade de responsabilidade por parte dos sindicatos e do Governo, salientando que o diálogo e o compromisso são fundamentais para alcançar melhores condições de remuneração e estatutos para as diferentes categorias profissionais. “Quero crer que os sindicatos são responsáveis. O Governo também é uma pessoa do bem e responsável”, afirmou.
O ministro apelou ao consenso, sentido de responsabilidade e moderação nas reivindicações salariais, destacando a importância de focar na qualidade do sistema educativo em vez de apenas questões remuneratórias.
“É muito importante, por exemplo, para os professores e para a educação, que em vez de estarmos focados nas questões que têm a ver com reivindicações salariais, precisamos nos focar na qualidade do sistema educativo”, enfatizou.
Olavo Correia concluiu destacando a importância de evitar acumulação de dependências e direitos adquiridos não consumados durante os anos orçamentais para garantir estabilidade econômica e social no país
NN Com RCV