Novos ministros empossados em Cabo Verde na quarta-feira após reajuste governamental

26/10/2022 00:27 - Modificado em 26/10/2022 00:27
| Comentários fechados em Novos ministros empossados em Cabo Verde na quarta-feira após reajuste governamental

O Presidente da República, José Maria Neves, vai empossar na quarta-feira, 26, os novos ministros indicados pelo primeiro-ministro, que reajustou o Governo após saída de Arlindo do Rosário da Saúde para ser embaixador na China, foi hoje anunciado.

A Presidência da República de Cabo Verde informou, em comunicado, que o chefe de Estado, José Maria Neves, aceitou a proposta de remodelação governamental, apresentada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

E adiantou que José Maria Neves assinou hoje os decretos presidenciais, que exoneram Arlindo do Rosário do cargo de ministro da Saúde e Filomena Gonçalves de ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares.

Neves aceitou ainda as nomeações de Filomena Gonçalves para ministra da Saúde e a ministra de Estado Janine Lélis para ser a nova tutelar da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, acumulando com a Defesa Nacional e Coesão Territorial.

Esta é a segunda mudança no Governo da X legislatura, que começou em maio de 2021, após demissão em novembro do mesmo ano de Paulo Veiga do cargo de ministro do Mar, pasta que passou a ser assumida por Abraão Vicente, acumulando com a Cultura e Indústrias Criativas.

Com estas alterações, o Governo de Cabo Verde, suportado politicamente pelo Movimento para a Democracia (MpD), conta com menos um ministro (sem contar com o primeiro-ministro), passando de 17 para 16, e continua com os nove secretários de Estado.

O elenco governativo empossado em 20 de maio de 2021 cresceu para um recorde de 28 membros em relação à IX legislatura, entre primeiro-ministro, 18 ministros (incluindo um vice-primeiro e dois ministros de Estado) e nove secretários de Estado, sofrendo mais uma redução ao nível do total de ministros, tendo agora 26 membros.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.