Estudo sobre Impacto da Covid-19 na saúde mental cabo-verdiana vai ser apresentado esta segunda-feira

9/10/2022 22:56 - Modificado em 9/10/2022 22:56
| Comentários fechados em Estudo sobre Impacto da Covid-19 na saúde mental cabo-verdiana vai ser apresentado esta segunda-feira

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, um workshop será realizado esta segunda-feira, na cidade da Praia sob o tema “Saúde mental e o bem-estar para todos: uma prioridade global”. Neste evento, que visa aumentar a consciência de todos para a problemática que tem afectado o mundo, serão apresentados os resultados de um estudo sobre os impactos da covid-19 na saúde mental dos cabo-verdianos.

 Com o lema “fazer a saúde mental e o bem-estar para todos uma prioridade global”, a efeméride deste ano tem como objectivo aumentar a conscientização de todos para que a saúde mental e o bem-estar se tornem uma prioridade global, criando oportunidades iguais, partilhando experiências, desenvolvendo e implementando intervenções preventivas e promocionais.

Durante o Workshop vai ser debatida a Importância da ação intersectorial na promoção da saúde mental assim como apresentado o resultado do estudo “Impacto da Covid-19 na saúde mental da população cabo-verdiana”.

A atividade é promovida pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) em parceria com o Programa Nacional da Saúde Mental, a Associação A Ponte e o Cenfos.

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado anualmente em 10 de outubro e foi criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental para chamar atenção sobre a necessidade de se cuidar da saúde mental e combater os preconceitos que acompanham quem desenvolve algum problema emocional e psicológico.

A Organização Mundial da Saúde avalia que a pandemia de covid-19 criou uma crise global na saúde mental. A estimativa é de um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão, só no primeiro ano da pandemia. Ao mesmo tempo, houve uma interrupção nos tratamentos destinados ao reequilíbrio da saúde mental.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.