Premiados três Projetos de investigação liderados investigadores cabo-verdianos no país e na diáspora

6/10/2022 12:23 - Modificado em 6/10/2022 12:24
| Comentários fechados em Premiados três Projetos de investigação liderados investigadores cabo-verdianos no país e na diáspora

Denílson Varela, Yara Rodrigues e Ani Pereira são os jovens cientistas cabo-verdianos que venceram a primeira edição dos Prémios Científicos 2022. Uma destinção, que segundo os galardoados servirá de estímulo para continuarem a dedicar-se a esta que é uma área “muito exigente”.

Denílson Valera foi galardoado com o prémio cientifico global de Cabo Verde pelo trabalho sobre o impacto das mudanças climáticas na distribuição e conservação de arvores endémicas em Cabo Verde.

O prémio jovem cientista entregue a Yara Rodrigues, Doutora em biociências moleculares que enfatizou a importância da valorização do trabalho dos cientistas cabo-verdianos.

A engenheira informática Any Pereira recebeu o prémio de Cabo Verde para meninas e mulheres nas tecnologias por um trabalho de mestrado em cibersegurança está confiante no potencial de Cabo Verde em tornar-se um hub.

Na cerimonia, Ulisses Correia e Silva confirmou que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, o segundo, vai estar em consulta publica ainda esta semana ou mais tardar na próxima dentro do PED’S II que vai ser montado um amplo programa de investigação cientifica.

“A criação destes prémios visa fomentar a cultura da investigação científica e tecnológica como uma aposta para a inovação, privilegiando a excelência”, disse o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva que parabenizou estes cientistas pelos trabalhos realizados.

Conforme o governante o governo que estimular os académicos, investigadores e as instituições públicas e privadas a investirem num dos fatores transformadores que poderá fazer diferença no país: o conhecimento, a ciência, a tecnologia e investigação.

AC

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.