Dez estados da NATO dão apoio à entrada da Ucrânia na Aliança

2/10/2022 22:41 - Modificado em 2/10/2022 22:41
| Comentários fechados em Dez estados da NATO dão apoio à entrada da Ucrânia na Aliança

Estes são “maioritariamente países que se recordam das garras venenosas do império [russo]”, fez questão de salientar Mykhailo Podolyak, o conselheiro presidencial da Ucrânia.

Mykhailo Podolyak, o conselheiro presidencial da Ucrânia, anunciou este domingo, no Twitter, que após Vodolymyr Zelensky ter, na passada sexta-feira, enviado um pedido formal para o país aderir à NATO, já dez países da Aliança Atlântica demonstraram o seu apoio.

Estes são “maioritariamente países que se recordam das garras venenosas do império [russo]”, fez questão de salientar.

Na mesma mensagem, Podolyak agradeceu ainda a “liderança e responsabilidade” destes membros da Aliança, sem nunca os identificar: “Está a ser feita História”.

Recorde-se que a Rússia já apontou a ambição de alargamento da Aliança Atlântica como uma das razões para a invasão à Ucrânia, que teve início a 24 de  Fevereiro deste ano.

Antes do início da guerra, Putin chegou mesmo a exigir que a Ucrânia assinasse garantias de que não iria aderir à organização.

No entanto, Kyiv e o Ocidente consideraram esse um pretexto para que a Federação russa levasse a cabo a invasão, que já estaria planeada.

A adesão terá de ser aprovada pelos 30 membros da NATO.

Noticias ao Minuto

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.