Governo quer adquirir uma aeronave para a Guarda Costeira

20/09/2022 00:44 - Modificado em 20/09/2022 00:44
| Comentários fechados em Governo quer adquirir uma aeronave para a Guarda Costeira

O Governo está a envidar “todos os esforços” para que a aquisição de uma aeronave para a Guarda Costeira seja uma realidade, anunciou hoje a ministra da Defesa, avançando que “passos já foram dados para a concretização”.

Janine Lélis, que falava hoje em conferência de imprensa para anunciar o início do processo de reforma das Forças Armadas, ressaltou que esta aquisição se revela “essencial e fundamental” para o reforço do dispositivo de forças.

“Estamos a finalizar a montagem financeira (…) é uma aquisição que será feita através da ASA, exactamente porque há um interesse aqui em proteger a FIR (região de informação de voo) Oceânica. Nós todos sabemos que a protecção da FIR Oceânica depende muito da capacidade do País garantir os mecanismos de busca e salvamento. Neste momento nós estamos a avaliar a proposta de contrato para a aquisição”, garantiu.

Ao mesmo tempo, disse, o Governo está delineando a criação da Autoridade Aeronáutica Militar, procedendo ao levantamento das necessidades de organização, regulamentação, formação dos recursos humanos para pilotagem e manutenção dos equipamentos.

“Nós vamos ser fortemente apoiados por Portugal na implementação dessa entidade aeronáutica militar, a Força Aérea vai estar apoiada assim como a para a própria elaboração, conclusão da lei de programação militar”, informou,

Janine Lélis disse ainda que está em curso uma cooperação bilateral “muito forte” em que Portugal dará assistência técnica para, no fundo, Cabo Verde elaborar as questões que são essenciais para o arquipélago e cujas competências nacionais, às vezes, não abundam.

“Os timings vão depender daquilo que é o tempo de fabricação do equipamento em si. Pelo que nós conhecemos, leva o período de um ano e com algum procedimento que nós temos sempre de fazer, na análise, na contratação, fechar todo o processo, temos que ter esse horizonte presente”, afirmou.

Inforpress

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.