São Vicente: Primeira fase das obras de reabilitação do Museu do Mar arranca esta segunda-feira

11/09/2022 19:03 - Modificado em 11/09/2022 19:03
| Comentários fechados em São Vicente: Primeira fase das obras de reabilitação do Museu do Mar arranca esta segunda-feira

O Museu do Mar, sito em Mindelo, São Vicente, vai receber a partir desta segunda-feira, 12, a primeira fase das obras de reabilitação e modernização museológica. As obras estarão a cargo do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) através do Instituto do Património Cultural.

Conforme informação avançada pelo MCIC, nesta primeira fase serão feitas intervenções essencialmente para correções das anomalias patológicas do edifício.

Com isso, serão feitas a reparação das fissuras dos elementos decorativos das fachadas, substituição dos elementos fraturados, manutenção das estruturas de madeira da cobertura, manutenção de portas e janelas, pintura de toda a superfície interior e exterior da torre, revestimento da telha germânica manutenção de soalho, entre outros.

“Com a reabilitação do museu pretende-se aumentar a vida útil do edifício de grande valor histórico garantindo a sua funcionalidade e modernização, mas preservando, ao mesmo tempo, o seu valor histórico, cultural e arquitetónico”, indicou uma nota do MCIC.

A intenção é também, segundo o ministério, “agregar valor” enquanto produto turístico e contribuir para a “dinamização do setor”, com foco no desenvolvimento local através da “diversificação e promoção das ofertas”.

Já na segunda fase, as intervenções serão a nível museográfico e requalificação da área em torno.

A obra de reabilitação do Museu do Mar conta com um financiamento tripartida pelo Ministério do Mar através do Fundo Autónomo das Pescas, orçamento do Estado e o projeto de arqueologia subaquática da região da Macaronésia –Margulhar.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.