“Mãe Pretinha” de Patrícia Silva vai ser exibido no Pavilhão de Filmes Africanos “Talented Cameras of Africa” – da 76º edição do Festival de Cannes na França

30/04/2023 20:19 - Modificado em 10/05/2023 12:47

A curta-metragem “Mãe Pretinha” da realizadora cabo-verdiana Patrícia Silva será exibido em Cannes, no Pavilhão África, na França, de 16 a 23 de Maio. Este evento que pretende dar visibilidade ao cinema africano, vai receber mais de 3000 participantes. O filme de 9 minutos aborda as desigualdades sociais através de uma história sobre cantinas escolares.

O filme foi escolhido para participar no Pavilhão de Filmes Africanos “Talented Cameras of Africa”, selecionado pelo Short Film Corner Rendez-vous Industry, que funciona como um fórum profissional. De realçar que os filmes do SFC Market Catalogue Collections como “Mãe Pretinha” não fazem parte da competição oficial do Festival de Cannes, mas sim como uma sessão industrial dentro do Festival.

A realizadora tem convite para viajar para a França dentro de 3 semanas, mas o problema é conseguir um visto de entrada naquele país europeu.

O filme foi produzido para o “Bodji”, concurso nacional de ideias para a produção de curta-metragens, implementado para o Projeto Aliança.

A curta-metragem “Mãe Pretinha” conta a história ficcionalizada de crianças caboverdianas que têm como única refeição quente diária aquela que é fornecida pelo programa das cantinas escolares.

 A produção destaca a importância do direito humano à alimentação e utiliza o símbolo cultural “Mãe Pretinha” para abordar a desigualdade social. A história, segundo disse, foi-lhe contada pelo seu compadre, “o De Reis”, que é o protagonista do filme.

Importa referir que “Mãe Pretinha” estreou-se no Festival Kavala Fresk e foi exibido no festival de cinema de Oiá, no Mindelo. Além deste foi exibido ainda no Brasil,  Moçambique
Em Outubro de 2022, este filme esteve em competição no São Tomé Fest Film, festival internacional de cinema, e a produção concorreu na categoria Curta-metragem Filmes Africanos. 

O filme foi selecionado por meio da competição “Bodji” do projeto Aliança, que teve como objetivo produzir curtas que abordassem o direito humano à alimentação.

A 76º edição anual do Festival de Cannes acontecerá de 16 a 27 de Maio de 2023 em Cannes, na França.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.