No próximo dia 12 de maio, o Centro Social SOS Mindelo promove uma caminhada especial, partindo da frente do Mercado de Ribeirinha, Jon d’ Ebra, Salamansa até a Baía das Gatas.
O evento, que faz parte das comemorações dos 40 anos das Aldeias Infantis SOS em Cabo Verde, busca sensibilizar a população para a importância do apoio às crianças sem cuidados parentais e famílias em situação de vulnerabilidade.
Soany Coelho, Educador do Centro Social SOS Mindelo, em entrevista ao Notícias do Norte, sublinhou que neste ano de celebração, enquanto marcam quatro décadas de dedicação incansável, a visão é ainda maior.
“Queremos fortalecer laços familiares, capacitar comunidades e criar um ambiente onde cada criança possa crescer cercada de amor e apoio no seio da sua família biológica”, destacou.
Além disso acrescentou que este é uma oportunidade única de exercitar o corpo e celebrar a saúde, enquanto conscientizamos as pessoas sobre a importância de se engajar nas causas das Aldeias Infantis SOS.
Segundo este jovem que está também à frente das atividades, as Aldeias Infantis SOS têm sido um pilar essencial para crianças sem cuidados parentais e famílias em situação de vulnerabilidade.
“Oferecendo não apenas abrigo e alimentação, mas também educação, saúde e, acima de tudo, um lar seguro, para as crianças sem cuidados parentais ou em risco de os perder”, adiantou.
A caminhada é aberta ao público e espera-se a participação de aproximadamente 200 pessoas. Além dos colaboradores e membros das Aldeias Infantis SOS, são bem-vindos padrinhos, madrinhas, crianças e jovens dos programas, instituições parceiras e a população em geral.
Para além da caminhada, estão previstas diversas atividades ao longo do ano, incluindo eventos desportivos e culturais, ações de comunicação, arrecadação de fundos e iniciativas de advocacia.
O objetivo, destacou, é inspirar uma onda de generosidade e solidariedade em prol dos mais vulneráveis em Cabo Verde.
AC – Estagiária