São Vicente: “Volta Djeu” com possibilidade de vir a ter uma componente competitiva na 8ª edição deste ano

19/07/2022 18:09 - Modificado em 19/07/2022 18:09
| Comentários fechados em São Vicente: “Volta Djeu” com possibilidade de vir a ter uma componente competitiva na 8ª edição deste ano

Este ano, a 8ª Edição da Travessia Volta a Djéu pode vir a contar com uma componente competitiva e já tem data marcada para o próximo dia 24 de Setembro. A informação foi avançada pelo vice-presidente da Associação de Natação de São Vicente, David Monteiro, que disse que este é uma das novidades deste ano a concretizar.

 “É uma travessia que ainda não tem a vertente competitiva, mas o nosso objetivo é fazer com que neste ano tenhamos uma componente competitiva e a outra de somente de travessia”, avançou David Monteiro ao Notícias do Norte.

Relativamente à participação de mulheres, este responsável disse querer contar com uma participação cada vez mais de mulheres nesta prova. “

“Infelizmente durante estas edições já tivemos a participação somente de três mulheres na travessia. Tanto homem como mulher devem ir ao mar, mas temos incentivado muitas mulheres a participarem neste evento”, lamentou.

O mesmo avançou que a associação tem trabalhado para mostrar o quanto é importante ter disciplina na natação, como forma de atuação e iniciação nas escolas. “É muito importante adotar os professores de ferramentas e formações de forma a estarem aptos para ensinarem as crianças desde a tenra idade a proteger-se no mar”, explicou David Monteiro.

O vice-presidente da Associação de Natação de São Vicente acredita que a travessia é uma prova que pode ser ingressada no circuito internacional, visto que está dentro dos requisitos mínimos que é a distância de 5,2 quilômetros definida pela Federação Internacional de Natação.

“Temos tido contactos com pessoas lá fora por forma a participarem nesta nossa travessia. Isto é uma forma de ganhar experiência e transformá-lo num evento maior”, avançou.

Em Outubro do ano passado, cerca de 26 pessoas participaram na 7ª edição da travessia Volta a Djéu, onde marcaram presença, para além de São Vicente, nadadores das ilhas do Sal, Boa Vista e Santiago.

A primeira edição deste evento foi em Agosto de 2014 com o percurso de 5200 metros em linha reta.

AC – Estagiária

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2023: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.