Banda Os Tubarões recebem prémio carreira dos Cabo Verde Music Awards 2024

6/05/2024 12:10 - Modificado em 6/05/2024 12:10

Este ano os Cabo Verde Music Awards vão atribuir o Prémio Carreira a banda Os Tubarões. De acordo com a organização, o Prémio Carreira é o mais alto galardão entregue pelo Prémio Oficial da Música Cabo-verdiana e reconhece músicos, artistas e /ou bandas musicais cujo percurso tenha contribuído de forma inequívoca para o engrandecimento do património musical cabo-verdiano.

Neste sentido, os Cabo Verde Music Awards reconhecem a importância da banda Os Tubarões que, ao longo de mais de 4 décadas têm sido embaixadores da música de Cabo Verde.

“Os CVMA reconhecem também o papel da banda no panorama sociocultural do país, fazendo da música um poderoso instrumento de intervenção e afirmação da cultura de Cabo Verde, antes e após a Independência”, escreve a organização em comunicado.

Para os CVMS, a longevidade d’ Os Tubarões e o facto de se manterem até hoje como uma banda no ativo, com um passado glorioso, mas também com forte presença na atualidade e perspetiva de continuidade futura, fazem da banda um dos maiores casos de sucesso da música nacional.

Por tudo isto, os Cabo Verde Music Awards 2024 dizem obrigado aos Os Tubarões e proporcionam uma merecida homenagem a todos os seus elementos, aos integrantes atuais e aos que ao longo da vida da banda, por ela passaram.

Biografia – Os Tubarões

Em Fevereiro de 1969, cinco jovens da cidade da Praia tomaram a iniciativa de formar um grupo musical. Eram eles, Chindo, Duia, Zézé, Mike e Fortinho, aos quais, pouco tempo depois, se juntou Luizinho Lobo.

Nos primeiros anos que se seguiram à sua formação, o grupo teve uma participação discreta e humilde na vida cultural da cidade. Ao longo da sua existência, a situação económica e social determinou que alguns elementos deixassem o grupo e, outros, movidos pela paixão pela música, aderiram ao projeto, contribuindo para a sua continuidade.  

Os Tubarões foi, ao longo do tempo, uma espécie de comboio na cultura musical de Cabo Verde, onde a saída de um elemento foi colmatada pela entrada de outro, selecionado de forma criteriosa.

Isso permitiu que diferentes gerações e estilos convivessem harmoniosamente, contribuindo para moldar as características próprias que sempre distinguiram a banda. O grupo sempre se preocupou em acompanhar a evolução musical internacional, tanto no domínio da execução como no da sonoridade.

Isso é evidenciado pela modernidade e qualidade dos arranjos e orquestrações, pela melhoria progressiva nas técnicas de execução e pela preocupação em renovar os instrumentos e equipamentos.

Progressivamente Os Tubarões ganhou popularidade e conquistou um espaço próprio, tornando-se conhecido, tanto a nível nacional como fora do país, sobretudo no seio das comunidades cabo-verdianas emigradas.

O período posterior à revolução em Portugal a 25 de Abril de 1974, projetou Os Tubarões como um grupo nacional incontornável, devido ao papel fundamental que desempenhou na divulgação dos ideais da caboverdianidade e mobilização da população a favor da independência nacional. O reconhecimento em meios musicais internacionais ocorreu, a partir de Portugal, após o lançamento do álbum “Tabanka”, onde, pela primeira vez, um grupo cabo-verdiano participaria no festival do Avante, atuando para uma plateia de 300.000 espectadores, aproximadamente.  

A partir daí, Os Tubarões atuaram em palcos de todo o mundo. Ao longo de uma carreira ininterrupta que durou 26 anos, o grupo registou sete álbuns de originais e um álbum gravado ao vivo na mítica sala do Coliseu dos Recreios de Lisboa.  

Em 1995, condições pouco favoráveis à subsistência de uma banda e uma certa incompatibilidade com compromissos profissionais dos elementos ditaram a decisão de cessar a atividade musical.

Mas em Maio de 2015, passados 20 anos, trouxe Os Tubarões de volta aos palcos para várias atuações em vários países até à pandemia. Após a pandemia, o grupo regressou em força aos palcos e tem-se afirmado como uma das bandas de maior destaque de sempre da música de Cabo Verde.

CVMA 2024 Sábado, dia 1 de junho de 2024 no Porto da Cidade da Praia, Cabo Verde. Votação Popular Aberta As votações populares dos Cabo Verde Music Awards já se encontram abertas nas categorias Música Popular do Ano, Artista Revelação do Ano e Artista em Palco do Ano.

 No caso do Artista em Palco do Ano e Revelação do Ano, os votos do público são somados aos da Academia numa proporção de 49% público e 51%AcademiaCVMA.

Já no caso da Música Popular do Ano, a escolha do vencedor é feita apenas pelo público.

A votação popular acontece no site oficial dos CVMA e para as categorias de voto parcial termina a 26 de maio. Já a Música Popular do Ano pode ser votada até ao último intervalo da gala a 1 de junho.

Fonte CVMA

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.