A cantora cabo-verdiana Assol Garcia venceu o International Portuguese Music Awards (IPMA), nos Estados Unidos da América (EUA), na categoria “World Music”, com a música da autoria de Kim Alves “Caxon Ka Tem Cofre” (feat. Charly Duri).
Os vencedores das 12 categorias dos International Portuguese Music Awards (Prémios Internacionais de Música Portuguesa) foram revelados numa gala que aconteceu na noite deste sábado, 04, na Providence Performing Arts Centre, na cidade de New Bedford.
Na categoria “World Music”, para além de Assol Garcia, residente dos EUA, também estava nomeada a artista cabo-verdiana residente em Portugal, Cremilda Medina com o tema “Temp d’Jôrge Cornitim”, juntamente com mais dois nomeados, sendo “IôIô” de Ivo Dias (Portugal) e “La Nena” (ft. Soluna) de Inês Apenas (Portugal).
Nesta 12ª edição dos Prémios Internacionais de Música Portuguesa, Cremilda Medina ainda estava nomeada para a categoria “People’s Choice”, a única que contou com a escolha e votação do público, com a música “Temp d’Jôrge Cornitim”, da autoria de Jotacê.
Nesta categoria, Cremilda Medina estava nomeada juntamente com Noa Rangel, com a música “Need to say”, Hipot, com a música “Vem comigo”, e 4Mens, com “Malhão Português”, vencedor da categoria “People’s Choice”.
Em 2023, os cabo-verdianos Cremilda Medina, com a música “Xandinha”, Hilar, com “Imagina”, e Elly Paris, com a música “Xpia B’oiá”, foram nomeados na categoria da “World Music” para os IPMA.
Em 2022, Diva Barros com a música “Bo Mistêr”, venceu na categoria “Melhor Performance Global de Música”.
Em 2021, de Cabo Verde, estavam nomeados Cremilda Medina, na categoria “Melhor Actuação na Quarentena”, Djodje, na categoria “Music Video of the Year” com o videoclipe “Bela” e Mário Marta, na categoria “Best World Music” com o tema “Aguenta (ft. Lura)”, sendo que os dois últimos acabaram por conquistar os galardões.
Em 2019, Cremilda Medina conquistou o prémio “Best World Music”, pelo segundo ano consecutivo, nos IPMA, com o tema “Nôs Morna”, uma composição de Manuel d’Novas que gravou em dueto com Tito Paris, numa edição que também estava nomeada para a categoria “Music Video Of The Year”.
Nesse ano de 2019, também o artista cabo-verdiano Roy Job venceu o prémio nos IPMA, na categoria “Song Of The Year”, com o tema “Xtoria D’bo Manera”.
Em 2018, Cremilda Medina também conquistou o prémio de “Best World Music”, uma composição de Manuel d’Novas, “Divôrce um ca ta Sená”.
Criada em 2013, o IPMA tem vindo a reconhecer a música produzida por artistas de ascendência portuguesa de todo o mundo, incluindo cabo-verdianos.
Inforpress/Fim