Porto Novo: mais uma oficina de construção de navios de “Son Jon” concluída com sucesso

22/06/2022 18:39 - Modificado em 22/06/2022 18:40

No âmbito das atividades comemorativas de São João 2022, terminou a Oficina de Construção de Navios de “Son Jon” na Aldeia Cultural Nos Reíz, com um desfile que percorreu desde a oficina de produção até o espaço de entrega, passando pela Avenida Principal da Cidade.

Em nota, a formação decorreu no Laboratório Experimental do Artesanato e Design – LEAD PN, de 24 de Maio a 21 de Junho, foi ministrada pelo artesão Raúl Lopes e dirigida pelas representantes dos grupos de desfile de “Romaria de Sonjon Reveltiod”.

O objetivo desta oficina é preservar a arte de construção de tambor, arte de construção dos navios e outros artefactos ligados à Festa, bem como, o resgate das tradições orais, eleitos como aspetos a se ter em conta

Esta atividade enquadra-se ainda no Plano de Salvaguarda da Festa de São João Baptista, elaborado a partir de informações recolhida junto dos atores da festa e com participação do IPC – Instituto do Património Cultural.

O objetivo da Edilidade, depois da realização desta oficina, é dotar os grupos de um “kit” de ferramentas para que cada um possa montar o seu atelier de construção destes artefactos.

AC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.