O Capitão-do-Mar António Duarte Monteiro é o novo CEMFA

4/06/2022 14:47 - Modificado em 4/06/2022 14:53
| Comentários fechados em O Capitão-do-Mar António Duarte Monteiro é o novo CEMFA

O Capitão-do-Mar António Duarte Monteiro, substitui assim o Major-General Anildo Emanuel da Graça Morais, como novo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas (CEMFA).

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas de Cabo Verde, José Maria Neves, nomeou o Capitão-do-Mar António Duarte Monteiro, como novo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas (CEMFA).

Natural de São Nicolau, o novo CEMFA, que até o momento desempenhava as funções de vogal executivo no Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos, foi capitão dos portos de barlavento entre 2013 e 2020.

Entre 2015 e 2021 desempenhou, também, em regime de acumulação, as funções de Presidente da Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento (CNCSAR).

Já em 1993, com a criação da guarda costeira, tinha sido designado o primeiro representante das unidades navais em São Vicente.

Segundo uma nota de imprensa enviada pela Presidência da República, antes de proceder à nomeação, o Chefe de Estado ouviu, em separado, os deputados membros do Conselho Superior da Defesa Nacional, os líderes parlamentares do MpD e do PAICV. Também foram ouvidos o presidente da UCID, para além do actual Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, Major General Anildo Morais, e o próprio Capitão-do-Mar, António Duarte Monteiro.

A mesma nota nos da conta ainda que ao longo da sua carreira militar, António Duarte Monteiro desempenhou importantes funções nas Forças Armadas, como comandante da guarda costeira entre 2009 e 2012, comandante da esquadrilha naval do comando da guarda costeira entre 2007 e 2009 e comandante das unidades navais do comando da guarda costeira entre 2006 e 2007.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2023: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.