É preciso o engajamento de todos para a Responsabilização Parental

1/06/2022 20:44 - Modificado em 2/06/2022 11:18
| Comentários fechados em É preciso o engajamento de todos para a Responsabilização Parental

As Aldeias SOS Cabo Verde lançaram hoje, 01 Junho de 2022, Dia Mundial da Criança, a Campanha para a Responsabilização Parental, em São Vicente.A escolha do dia, conforme a diretora Graça Gomes, não poderia ser a melhor escolha. “Um dia de divertimento de alegria e também para refletir sobre a situação das nossas crianças”.

É que segundo esta responsável, infelizmente, ainda, existem muitas crianças a sofrerem com os seus direitos violados. E a campanha, salientou Graça Gomes, tem a duração de três anos e visa consciencializar sensibilizar os país, de um lado, os governantes e toda a sociedade no sentido, se poderem ter mecanismos legais para os pais que não cumprem as suas responsabilidades possam ser responsabilizados de alguma forma.

Contudo, abre um parêntesis nesta questão, admitindo que é preciso reconhecer que nem todos os pais estão em condições de assumirem esta responsabilidade, mas que de alguma forma, o Estado deve exigir pra que o pai possa de alguma forma cumprir as suas obrigações.

“Muitas vezes o não cumprimento destas obrigações está na falta de conhecimento, ou porque a própria dinâmica de vida não ensinou alguns aspectos, daí sugerimos a reeducação dos pais no sentido de responderem as necessidades dos filhos de forma adequada” defendeu.

Graça Gomes diz que durante estes três anos da implementação da campanha, as Aldeias SOS Cabo Verde têm agendado várias atividades. “Iniciamos hoje, 01 de Junho e teremos atividades até novembro de 2024″, isso porque, a campanha terá a duração de três anos, a partir do lançamento oficial, até o dia 20 de Novembro de 2024, em todo o território nacional.

Em representação da CMSV, a vereadora da Infância e Protecção de Menores Celeste da Paz, diz que a edilidade tem trabalhado no terreno, o ano todo, com as famílias e que vão continuar neste sentido, agora de uma forma mais engajada.

É um tema que abarca a todos e por isso, Celeste da Paz defende a implementação desta campanha com ações de sensibilização, e assim ajudar a influenciar políticas e práticas propícias para a criação de um ambiente familiar acolhedor e protetor para as crianças em todo o país.

A campanha, foi lançada no Dia da Criança, 1 de Junho, com várias actividades na Praça Nhô Roque e na Praça Nova, marcam o início de um programa que vai decorrer durante este mês dedicado às crianças.

“Temos ateliês diversos, designadamente de confecção de cupcakes, de desenvolvimento de artesanato, concurso no âmbito dos direitos e deveres das crianças, actividades de lazer através de insufláveis, de entre outros”, declarou.

EC

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2023: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.