A internacional cabo-verdiana de basquetebol, Joseana Vaz, ajudou os Thunderbirds a conquistar um Campeonato Norte 5X da Região IX, um Campeonato da Região IX e uma aparição no Torneio Nacional da NJCAA, terminando com um recorde geral de 28-5. Reconhecimentos que faz dela a representante da equipa de basquetebol feminino da Universidade de Colorado dos Estados Unidos da America.
Conforme avança o Instituto do Desporto e da Juventude, Joseana Vaz foi a única jogadora dos Thunderbirds a ser titular em todos os 33 jogos, liderando a equipa na pontuação com 12,5 pontos por jogo, além de 4,7 ressaltos e 1,9 assistências por jogo.
De realçar que além da indicação All-American, foi nomeada para a equipa Ideal da Região IX North e da NJCAA (NationalJuniorCollegeAthleticAssociation).
Recorda-se que a atleta de 22 anos que representa Cabo Verde desde 2016, competiu recentemente no Afrobasket de 2021, jogou ainda no Campeonato Africano Feminino Sub-18 da FIBA de 2018 aos 18 anos, conseguindo uma média de 18,5 pontos por jogo.
Antes de chegar aos EUA fez parte da equipa do clube Barreiro em Portugal.
AC