Um novo projeto foi lançado com a criação oficial, em janeiro deste ano de 2024, da União Desportiva Real Garça, que é segundo os seus promotores, o resultado de uma ideia “brilhante” concebida por jovens do Vale de Garça, Ribeira Grande, ilha de Santo Antão, em 2008. O projecto tem como foco a formação, promovendo não apenas habilidades desportivas, mas também competências sociais e emocionais.
Um clube, que segundo os mentores, quer ser reconhecido como uma referência no desenvolvimento de atletas jovens, promovendo valores de ética desportiva, trabalho em equipa e excelência em todas as vertentes do futebol.
Para isso, pretendem proporcionar um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento integral dos jovens atletas, fomentando valores de respeito, responsabilidade e superação pessoal e também, promover a ligação entre o clube e a comunidade, criando oportunidades de envolvimento cívico e social para os atletas.
A criação União Desportiva Real Garça, conforme Ivandre de Oliveira, representa a consolidação de anos de esforço e comprometimento de seus membros, a fim de estabelecer a Real Garça como um clube, uma entidade reconhecida e respeitada.
Uma paixão pelo desporto, particularmente o futsal, e que juntos viram nessa via a oportunidade de unir a comunidade “Santatonense” em Mindelo, São Vicente por meio do futebol.
Contudo, foi somente em 2023, que deixou de ser apenas um desejo e passou a ser uma ideia, prestes a se concretizar. “Movidos pelo desejo de criar o clube de forma oficial, eles trabalharam arduamente para estabelecer as bases da União Desportiva Real Garça, e assim partir para a oficialização”, refere Ivandre Oliveira da estrutura organizativa.
Consideram, por isso, os promotores deste projecto, que a União Desportiva Real Garça é uma “verdadeira manifestação” da diversidade e união da ilha de Santo Antão, contando com membros de vários pontos, como Garça, Chã de Igreja, Tarrafal de Monte Trigo, Caibros, Lombo Santa e jovens nascidos em Mindelo, descendentes de famílias do Vale de Garça e outros pontos da ilha.
A equipa, dizem, é um reflexo do espírito colaborativo e da determinação em alcançar o sucesso, independentemente da origem.
Portanto, de um simples desejo de apaixonados pelo desporto “rei”, nasce um clube que se quer inspirador e comprometido com a comunidade e desejando continuar promover o desporto e valores positivos para todos os elementos e também a comunidade em geral.
Tem como objetivos, segundo Ivandre Oliveira, desenvolver um programa de formação abrangente, promovendo não apenas habilidades desportivas, mas também competências sociais e emocionais, incentivar a prática desportiva e identificar talentos desde cedo, incentivar a participação ativa dos jovens atletas em atividades comunitárias e projetos de responsabilidade social.
Bem como competir ao mais alto nível, tanto a nível regional como nacional, promovendo um estilo de jogo atrativo e competitivo.
EC