O Governo autorizou a Direcção Geral do Tesouro a conceder um aval aos Estaleiros Navais de Cabo Verde (Cabnave) para garantia de um empréstimo junto do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN) no valor de 65 milhões de escudos.
Esta informação consta de uma resolução do Conselho de Ministros, publicada no Boletim Oficial a que a Inforpress teve acesso.
No mesmo documento, o Governo justifica que a Cabnave se “encontra em processo de remodelação e reestruturação do seu estabelecimento industrial, designadamente no que tange à aquisição de novos equipamentos e à melhoria das operações de docagem e reparação de navios, visando o aumento da sua capacidade de produção”.
Neste sentido, explicou, para garantir a execução dos investimentos necessários à implementação do seu plano de actividades e orçamento previsto para 2024, a empresa precisou recorrer a um financiamento bancário no montante de 65 milhões de escudos, a ser contratado junto do BCV para o qual foi solicitado um aval do Estado, como “condição indissociável” à realização desta operação financeira.
O Governo destaca ainda na resolução que a actividade de reparação naval, realizada pela Cabnave tem “grande impacto” nos sectores dos transportes marítimos e da indústria pesqueira, que constituem áreas estratégicas e de “elevada importância” para a dinamização e crescimento da economia nacional, em consonância com as políticas estabelecidas no Programa Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS).
Inforpress/Fim