Segurança alimentar: 10% da população cabo-verdiana sofre com desnutrição crónica

21/06/2023 17:23 - Modificado em 21/06/2023 17:23

Mais de um terço das famílias cabo-verdianas enfrentam dificuldades financeiras para garantir uma alimentação adequada, enquanto 10% da população sofre de desnutrição crônica, revelaram dados avançados pelo Ministro do Ambiente e Agricultura. Em contraste, o país também enfrenta uma preocupante taxa de obesidade, com 7,4% das crianças menores de 5 anos e 4 em cada 10 mulheres afetadas.

Diante dessa realidade, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que se encontra reunido na 11ª reunião para atualizar a estratégia nacional de segurança alimentar e nutricional, buscando soluções para enfrentar esses problemas. 

O objetivo do governo é aprovar a nova estratégia até o final deste ano, visando combater a desnutrição aguda que afeta 10% da população e a dificuldade financeira de acesso aos alimentos.

Segundo o Ministro do Ambiente e Agricultura, que preside o conselho, os dados são alarmantes e revelam a urgência de ações efetivas.

 “Os dados demonstram que, por exemplo, 32% das famílias cabo- verdianas ainda não possuem acesso financeiro suficiente. E demonstram que 10% da população sofre de desnutrição crônica, além de apontar uma taxa de obesidade de 7,4% entre as crianças menores de 5 anos e 4 em cada 10 mulheres. Isso indica que precisamos abordar a temática da obesidade”, disse o governante que considerou um “paradoxo” haver desnutrição crônica e, ao mesmo tempo, obesidade.

Segundo Gilberto Silva, este é um indicador de que se deve melhorar políticas públicas para resolver essas questões.

Para garantir a segurança alimentar no país, o governo pretende adotar medidas que envolvem melhorias na produção e no acesso às famílias, além da promoção da educação nutricional.

Em relação à obesidade, o ministro destacou a importância de uma alimentação saudável, independentemente do nível de renda. Silva observou que existem pessoas com recursos financeiros suficientes, mas que se alimentam de forma inadequada, assim como indivíduos com poucos recursos que conseguem manter uma dieta adequada. Os setores agrícola e pesqueiro desempenham um papel fundamental na segurança alimentar do país.

Além disso, o conselho também discutirá as medidas que o governo vem implementando para mitigar os efeitos da crise alimentar mundial no país. A busca por soluções abrangentes e eficazes é essencial para enfrentar esse desafio complexo e garantir a saúde e o bem-estar da população cabo-verdiana.

NN/RCV

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.