Escritor Mário Lúcio de Sousa com novo livro intitulado “Manifesto a Crioulização”

20/01/2022 00:01 - Modificado em 20/01/2022 00:01

O músico e escritor cabo-verdiano Mário Lúcio de Sousa lança hoje, as 17:00, no Mercado de Artesanato e Cultura do Tarrafal de Santiago, o seu mais recente livro intitulado “Manifesto a Crioulização”, com apresentação de Arnaldo Andrade.

De acordo com uma nota de imprensa enviada à Inforpress, a obra vai ser apresentada ainda na sexta-feira, 21, na Universidade de Santiago (Uni-Santiago), em Santa Catarina, pelo seu respectivo reitor, Gabriel Fernandes, e sábado, 22, na Cidade da Praia, no Palácio da Presidência, por Manuel Veiga.

“O texto do Mário Lúcio de Sousa é um ensaio-manifesto que procura proclamar um outro rosto humano que, no plural, se escreve no espaço da fronteira e da intersecção.

Como ensaio-manifesto, começa por ser um ensaio, existencialmente radicado na experiência humana da crioulização, que é uma experiência que nasce no dilema, se alimenta da relação e se consuma na assunção de identidades dinâmicas, plurais e compósitas, numa palavra, crioulas”, lê-se na sinopse da obra.

O conceito de crioulo ultrapassa, pois, de acordo com o documento, qualquer origem biológica, histórica e geográfica ou a sua redução ao linguístico, para se propor como um “paradigma novo e dialógico de se ser diferentemente humano”.

Inforpress

  1. samir silva

    grande Mário, so ta restano agradeci dios pa tem bo komo fidju di Tarrafal…

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.